in

Nova versão do MythTV 31 está pronta

Ele permite converter um PC de mesa em uma televisão, videocassete, centro de música, álbum de fotos, uma estação de gravação e assistir DVD.

Acaba de ser anunciado o lançamento da nova versão do aplicativo de media center MythTV 31. Ele permite converter um PC de mesa em uma televisão, videocassete, centro de música, álbum de fotos, uma estação de gravação e assistir DVD.

A arquitetura do MythTV é baseada na separação do back-end para armazenar ou capturar vídeo (IPTV, placas DVB etc.) e o front-end para exibir e formar a interface. O front end pode funcionar simultaneamente com vários back-ends, que podem ser executados no sistema local e em computadores externos.

A funcionalidade é implementada através de plugins. Atualmente, existem dois conjuntos de plugins disponíveis: oficiais e não oficiais.

A variedade de recursos cobertos pelos plug-ins é ampla o suficiente, desde integração com vários serviços online e implementação de uma interface da web para gerenciar o sistema pela rede, até ferramentas para trabalhar com uma webcam e organizar comunicações vídeo entre PC.

O que há de novo no MythTV 31?

Nova versão do MythTV 31 está pronta

Esta nova versão é compatível com o Python 3 e, com isso, os desenvolvedores relatam que a compatibilidade com o uso do Python 2 está obsoleta e será suspensa no futuro. Além disso, eles relatam que esta nova versão vem com melhorias significativas nos recursos associados à decodificação e reprodução de vídeo.

E é dessa versão que toda a reprodução de vídeo requer uma instalação do OpenGL que funcione. Segundo os desenvolvedores que isso maximiza o desempenho, a qualidade e a consistência da tela em uma ampla variedade de dispositivos e plataformas. Ele também permite que o MythTV exiba com eficiência o vídeo a partir da variedade de decodificadores de vídeo acelerados por hardware suportados.

Outra das alterações mencionadas é o suporte à aceleração de decodificação de vídeo usando VAAPI VDPAU, NVDEC, VideoToolBox, Video4Linux2, MMAL e MediaCodec.

Enquanto isso, os decodificadores OpenMax e CrystalHD foram removidos do aplicativo.

No caso do Raspberry Pi 4, apenas a decodificação H264 é suportada. O Raspberry Pi 2 e 3 possui decodificação adicional para MPEG2 e VC1 licenciados. Outros dispositivos geralmente suportam o H264 e possivelmente outros codecs (por exemplo, MPEG2), além do mencionado que o VAAPI varia consideravelmente dependendo do chipset em uso.

Finalmente, outra das mudanças que se destacam nesta nova versão do MythTV 31 é que as ferramentas de varredura de canais foram significativamente expandidas.

Das outras mudanças mencionadas no anúncio:

  • Migração de dados: v31 suportará apenas atualizações diretas de 0,22 ou superior
  • O suporte ao serviço DataDirect foi descontinuado e o XMLTV deve ser usado.
  • Bibliotecas de suporte adicionadas

Se você quiser saber mais sobre as novidades desta versão, verifique os detalhes no link a seguir.

Como instalar o MythTV no Ubuntu e derivados?

Nova versão do MythTV 31 está pronta

Se você deseja instalar este aplicativo em seu sistema, pode fazê-lo de uma maneira bastante simples, porque o MythTV está disponível nos repositórios oficiais das versões mais recentes do Ubuntu e também possui um PPA do qual você pode obter as versões mais recentes muito antes do que no Windows.

Nesse caso, para obter a nova versão lançada algumas horas atrás, use o PPA.

Para adicioná-lo ao nosso sistema, basta abrir um terminal (você pode usar a combinação de teclas Ctrl + Alt + T) e nele eles digitarão o seguinte comando:

sudo add-apt-repository ppa:mythbuntu/31 -y

E para realizar a instalação, vamos apenas digitar:

sudo apt-get install mythtv

E pronto, você já terá esse aplicativo instalado em seus sistemas.

Como desinstalar o MythTV no Ubuntu e derivados?

Se você deseja remover este aplicativo do seu sistema, volte ao Ubuntu Software Center para encontrar o aplicativo e o botão para removê-lo do sistema aparecerá.

Da mesma forma, no terminal, você pode desinstalá-lo com o seguinte comando:

sudo apt-get remove mythtv --auto-remove

Ubunlog