Nova versão do Scribus 1.5.5 lançada

Uma nova versão do Scribus 1.5.5 foi apresentada. Esta é uma aplicação que fornece um meio para o design profissional de materiais impressos, incluindo ferramentas flexíveis para gerar PDF e apoiar o trabalho de diferentes perfis de cores, CMYK, cores planas e perfis ICC.

Para aqueles que ainda não conhecem o Scribus, eles devem saber que este aplicativo fornece recursos de design e layout similares aos oferecidos por programas comerciais como o Adobe PageMaker, QuarkXPress e Adobe InDesign.

O Scribus suporta a maioria dos principais formatos gráficos, além do SVG, o gerenciamento de fontes e imagens. Use para imprimir PostScript Level 3, incluindo suporte para fontes TrueType, Type 1 e OpenType.

O driver suporta totalmente as construções PostScript Level 2 e um grande subconjunto de construções de nível 3.

O Scribus oferece a capacidade de preparar arquivos para equipes profissionais de filmagem de imagens. Você também pode criar apresentações animadas e interativas em PDF e formulários. Exemplos de sua aplicação incluem jornais, folhetos, boletins informativos, cartazes e livros.

O Scribus aproveita os recursos encontrados em outros aplicativos de código aberto . Por exemplo, é fácil carregar documentos criados a partir do pacote OpenOffice.org: Writer, Spreadsheet e Presenter.

Outra característica do Scribus é que ele usa o GIMP para editar os gráficos colocados no design de uma página do Scribus.

O Scribus foi construído na biblioteca de desenvolvimento do Qt e está disponível em versões para sistemas operacionais como GNU / Linux, Unix, Mac OS X e Windows e vem sob a licença GPLv2 +.

O que há de novo no Scribus 1.5.5?

Esta nova versão do Scribus 1.5.5 está posicionada como uma versão experimental e inclui recursos como uma nova interface de usuário baseada no Qt5, um formato de arquivo modificado , suporte completo a tabelas e ferramentas avançadas de processamento de texto.

A versão 1.5.5 está bem comprovada e já é bastante estável para trabalhar em novos documentos.

Além disso, os desenvolvedores trabalharam duro na refatoração da base de código para simplificar a manutenção do projeto, melhorar a legibilidade do código e aumentar a produtividade.

Uma interface para funções de busca foi adicionada, similar àquela fornecida no GIMP, G’MIC e Photoshop . Se possível, os links para os itens de menu também são mostrados na caixa de diálogo com os resultados da pesquisa, através dos quais você pode chamar as funções encontradas.

Uma guia separada também foi adicionada nas configurações de Configurações de documento/Preferências para fontes que estão instaladas no sistema, mas não podem ser usadas no Scribus.

Das outras alterações que se destacam desta versão:

  • A interface do usuário tem a capacidade de usar um esquema de cores escuras
  • Para entradas no formulário de seleção de fonte, dicas de ferramentas são implementadas para determinar rapidamente o nome da fonte
  • O Scripter adiciona novos comandos para automatizar várias tarefas com o uso de scripts externos do Python
  • Filtros atualizados para importação e exportação
  • Foram feitas alterações para melhorar a compatibilidade com as atualizações mais recentes do Windows 10 e do macOS
  • Polido algumas áreas da interface do usuário.

Após a estabilização final e o reconhecimento da preparação para a implantação generalizada, uma versão estável do Scribus 1.6.0 será formada com base na ramificação 1.5.

Como instalar o Scribus 1.5.5 no Ubuntu e derivados?

Os interessados em instalar esta nova versão do aplicativo, podem fazer isso de duas maneiras diferentes. Uma delas é pelo aplicativo PPA ou fazendo o download e executando o AppImage do aplicativo.

Aqueles que preferem o repositório podem adicioná-lo abrindo um terminal e executando o seguinte:

sudo add-apt-repository ppa:scribus/ppa
sudo apt-get update

E para a instalação só precisa:

sudo apt-get install scribus-ng

Finalmente, para quem prefere o AppImage, pode fazer o download do link a seguir. Quando estiver concluído, só precisa conceder permissões de execução com o seguinte comando:

sudo chmod +x scribus-1.5.5-linux-x86_64.AppImage

E pronto. Assim, você pode executar o aplicativo em seu sistema.

Para mais informações sobre a nova versão do Scribus, acesse este link. Para mais informações sobre a instalação em outros sistemas operacionais, acesse esta página.

Via Ubunlog

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile