Novas distros atualizadas: EndLess OS, Lakka, Hyperbola, GhostBSD, FreeBSD, Funtoo, Porteus Kiosk, PCLinuxOS, Clonezilla e Univention Corporate Server

Novas distros atualizadas: EndLess OS, Lakka, Hyperbola, GhostBSD, FreeBSD, Funtoo, Porteus Kiosk e Univention Corporate Server

As famílias Linux e BSD voltaram a apresentar novas versões de suas distros. Algumas bem novas mesmo, como é o caso da Hyperbola, baseada no Arch e que preza pelo uso de softwares e códigos totalmente livres.Porém, se formos pensar em termos de inovação, os recursos mais interessantes talvez estejam no Lakka, voltado especialmente para Raspberry Pi. Uma nova Inteligência Artificial é capaz de fazer traduções simultâneas, em textos e imagens. Então, neste post, acompanhe as novas distros atualizadas: EndLess OS, Lakka, Hyperbola, GhostBSD, FreeBSD, Funtoo, Porteus Kiosk, PCLinuxOS, Clonezilla e Univention Corporate Server.

Endless OS

A equipe do Endless OS publicou uma atualização para a série 3.6 de sua distribuição. A nova atualização oferece alguns novos recursos importantes para ajudar o proprietário a bloquear o sistema e também corrige alguns problemas com a inicialização e o logon na área de trabalho.

Agora é possível restringir o acesso dos usuários aos navegadores da web por meio dos controles dos pais. Isso impedirá que o usuário execute o navegador da Web incorporado ou qualquer um dos navegadores disponíveis no App Center (incluindo Chrome e Firefox). Agora é possível aplicar os controles dos pais aos usuários administradores, bem como aos usuários padrão. Isso permite (por exemplo) ocultar jogos violentos do centro de aplicativos ou impedir a execução de certos aplicativos instalados (semelhante aos recursos de ‘bem-estar digital’ em outras plataformas). Se o usuário administrador tiver uma senha definida, ela será necessária para alterar essas configurações. Erros de inicialização e login corrigidos: entre 3.6.0 e 3.6.2, havia dois problemas conhecidos que poderiam impedir a inicialização ou o login no seu computador. Ambos são abordados nesta versão. Mais detalhes podem ser encontrados no anúncio de lançamento do projeto.

Download : eos-eos3.6-amd64-amd64.190910-121905.base.iso (torrent).

Hyperbola

André Silva anunciou o lançamento do Hyperbola GNU/Linux-libre 0.3, uma grande atualização da distribuição Linux gratuita (totalmente livre) baseada em Arch que atende às Diretrizes de distribuição de sistema livre GNU (GNU FSDG). Esta versão apresenta o Xenocara como o servidor de exibição de janelas X padrão.

Após vários meses de desenvolvimento, estamos felizes em anunciar um novo lançamento do Hyperbola GNU / Linux-libre. Este é um marco importante e nós corrigimos muitos bugs, para que esta versão seja agora estável. Ele inclui o Xenocara como servidor de exibição padrão para o X Window System e o LibreSSL como provedor padrão dos protocolos SSL e TLS. Além disso, todos os pacotes aderem ao padrão de hierarquia do sistema de arquivos. Por se tratar de uma grande mudança, existe um guia de migração disponível para usuários provenientes da Milky Way (Via Láctea) 0.2. Não é mais recomendado migrar de qualquer distribuição baseada em Arch, mas os usuários que desejam tentar devem fazer backups adequados. Consulte o artigo sobre Migração de Arch em nosso wiki.

Veja o comunicado de lançamento para maiores informações. O projeto fornece uma imagem de instalação e recuperação de arquitetura dupla (i686/x86_64) semelhante ao Arch Linux para instalar o sistema.

Link para downloadhyperbola-milky-way-v0.3-dual.iso (SHA512, torrent).

Univention Corporate Server

O Univention Corporate Server (UCS) é uma distribuição de classe corporativa baseada no Debian GNU/Linux. A versão mais recente do projeto é uma atualização para a série 4.4 da distribuição: 4.4-2.

Além de algumas correções de bugs, também foram implementados alguns novos recursos. Do mesmo modo, foram trabalhados vários aplicativos. A interface para acessar o serviço de diretório está estável agora. A API conecta aplicativos ao serviço de diretório UCS; o acesso é concedido por meio de um serviço da web usando HTTPS e os dados são trocados no formato JSON. Portanto, a API REST oferece a mesma funcionalidade que a ferramenta de linha de comando udm. Por exemplo, simplifica a manutenção de propriedades do usuário ou objetos de computador de sistemas conectados.

Informações adicionais podem ser encontradas no anúncio de lançamento da distribuição.

Download : UCS_4.4-2-amd64.iso.

FreeBSD

Glen Barber anunciou o primeiro instantâneo beta do FreeBSD 12.1. A nova versão beta oferece principalmente pequenas atualizações e correções em relação à versão 12.0 anterior.

O utilitário lockf (1) foi atualizado para retornar EX_UNAVAILABLE se o sinalizador -n for usado e o arquivo de bloqueio não existir. O utilitário ktrdump (8) foi atualizado para incluir o sinalizador -l, que ativa o modo “ativo” quando especificado. 

O utilitário gzip (1) foi atualizado para adicionar suporte -l aos arquivos xz (1). O utilitário trim (8) foi adicionado, o que exclui o conteúdo de blocos em dispositivos de armazenamento baseados em flash que usam algoritmos de nível de desgaste. 

Já o utilitário sh (1) foi atualizado para incluir uma nova opção de pipefail, que quando definida, altera o status de saída de um pipeline para o último status de saída diferente de zero de qualquer comando no pipeline.

O utilitário mlx5tool (8) foi atualizado para implementar o recurso de atualização de firmware do ConnectX-4, ConnectX-5 e ConnectX-6. E o utilitário posixshmcontrol (1) foi adicionado.

Informações adicionais podem ser encontradas no comunicado e nas notas de versão.

DownloadFreeBSD-12.1-BETA1-amd64-disc1.iso, FreeBSD-12.1-BETA1-i386-disc1.iso.

Lakka

Lakka é uma distribuição Linux leve que transforma um computador pequeno em um console de jogos completo. A distribuição é baseada no LibreELEC e executa o emulador de console RetroArch. O projeto publicou uma nova versão, Lakka 2.3.1, que suporta a execução no computador Raspberry Pi 4 e na placa ROCKPro64. Talvez o novo recurso mais impressionante seja a tradução em tempo real do texto:

Um dos principais recursos do RetroArch 1.7.8 é o Projeto AI. Esse recurso único e nunca visto antes permite que você traduza seus jogos em tempo real, em tempo real enquanto joga. Uma vez configurado na sua caixa Lakka, você poderá pressionar a tecla de atalho do AI para que o sistema procure na tela qualquer texto em idioma estrangeiro. Uma vez reconhecido, o texto é traduzido e dado a você, dependendo do modo atual.

Modo de fala: o texto traduzido é lido de volta para você usando texto em fala. Como o jogo não é interrompido nesse modo, isso permite que você leia os diálogos do jogo em seu idioma como se alguém estivesse sentado ao seu lado, traduzindo o jogo em tempo real.

Modo de imagem (na imagem): o texto original é substituído pelo texto traduzido na tela, enquanto o jogo está em pausa para dar tempo para você ler.

Mais detalhes sobre a nova versão podem ser encontrados no comunicado de lançamento.

Download : Lakka-Generic.x86_64-2.3.1.img.gz.

Funtoo

 

Daniel Robbins anunciou o lançamento do Funtoo Linux 1.4, uma distribuição baseada em fonte criada pelo fundador original do Gentoo Linux em 2009. Esta versão é provavelmente a última da série 1.x, pois o autor sugere que o trabalho em Funtoo Linux 2.0 começará em breve.

Algumas mudanças nas últimas semanas incluem:

Continuarei atualizando a documentação no wiki relacionada ao 1.4 e, é claro, o desenvolvimento do 1.4 continua com solicitações pull e problemas relatados ao bugs.funtoo.org. Espero iniciar o desenvolvimento 2.0 em cerca de um mês.

Aqui está o breve anúncio de lançamento, com mais detalhes técnicos fornecidos nas notas de versão . Como de costume, o projeto Funtoo não fornece imagens ISO inicializáveis ou ativas; os usuários em potencial precisam inicializar uma imagem de CD/DVD live para iniciar o processo de instalação do Funtoo Linux. Consulte o guia de instalação do projeto para obter mais informações.

Porteus Kiosk

Tomasz Jokiel anunciou o lançamento do Porteus Kiosk 4.9.0, a mais recente versão estável da distribuição especializada em projetos do Gentoo.

As principais atualizações de software nesta versão incluem:

Veja o comunicado de lançamento e o changelog para obter mais informações.

Download (MD5): Porteus-Kiosk-4.9.0-x86_64.iso, Porteus-Kiosk-Cloud-4.9.0-x86_64.iso, Porteus-Kiosk-Server-4.9.0-x86_64.iso, Porteus-Kiosk-ThinClient-4.9.0-x86_64.iso.

GhostBSD

O GhostBSD é um sistema operacional de release rolante, orientado para desktop, baseado no TrueOS. A versão mais recente do projeto, 19.09, muda sua base do ramo de desenvolvimento de ponta do TrueOS para o ramo estável, mais lento, mas ainda em movimento.

O GhostBSD 19.09 teve algumas mudanças consideráveis, como mover o sistema para STABLE em vez de CURRENT para estabilidade da ABI com a integração da atualização mais recente do sistema desenvolvida pelo TrueOS. 

Isso também significa que os usuários atuais precisarão reinstalar o GhostBSD, a menos que estejam executando na versão de desenvolvimento do GhostBSD 19.09. O GhostBSD 19.09 marca as últimas grandes mudanças nas atualizações de interrupção para atualização de software e sistema. 

O que mudou desde 19.04:

Mais detalhes e capturas de tela podem ser encontrados no anúncio de lançamento do projeto.

Download (SHA256)GhostBSD19.09.iso (torrent).

Clonezilla

Steven Shiau anunciou o lançamento do Clonezilla Live 2.6.3-7, uma compilação estável atualizada do CD ao vivo útil, baseado no Debian “Unstable”. A distro foi fornecida com o aplicativo de imagem e clonagem de disco do Clonezilla como o principal utilitário. Esta versão do Clonezilla live inclui grandes melhorias e correções de erros.

Melhorias e mudanças de 2.6.2-15:

Aqui está o anúncio completo do lançamento.

Download: clonezilla-live-2.6.3-7-amd64.iso, clonezilla-live-2.6.3-7-i686.iso, clonezilla-live-2.6.3-7-i686-pae.iso.

PCLinuxOS

O projeto PCLinuxOS publicou uma nova mídia de instalação. O snapshot mais recente da distribuição de lançamento contém o número da versão 2019.09 e está disponível em edições que incluem os ambientes de desktop KDE Plasma, MATE e Xfce.

As versões completa e minimalista do KDE, do Darkstar, contêm o kernel 5.2.15 mais uma área de trabalho do KDE Plasma totalmente atualizada. Área de trabalho de plasma 5.16.5, Aplicativos de plasma 19.08.1 e Plasma Frameworks 5.62. 

O MATE Desktop foi atualizado com o kernel 5.2.15 e os aplicativos e bibliotecas foram atualizados para as versões estáveis mais recentes da versão anterior. A área de trabalho do Xfce foi aprimorada e agora usa o menu Whisker por padrão. Um som de login foi adicionado e os aplicativos foram atualizados juntamente com algumas pequenas correções de bugs.

Além disso, todos as ISOs agora incluem o driver NVIDIA 430.50 e serão usados no lugar do driver nouveau se a sua placa de vídeo suportar. Os scripts de detecção de hardware foram atualizados para oferecer melhor suporte às placas de vídeo que podem usar o driver NVIDIA 430.50. O PulseAudio foi atualizado para a versão 13.0 estável.

Mais detalhes podem ser encontrados no anúncio de lançamento da distribuição.

Download (pkglist): pclinuxos64-kde5-2019.09.iso (MD5 ), pclinuxos64-MATE-2019.09.iso (MD5), pclinuxos64-xfce-mini -2019.09.iso (MD5).

Sair da versão mobile