Novas otimizações de baixa latência podem ser padrão no Ubuntu 24.04 LTS

Ubuntu 24.04 será otimizado para o Linux Kernel de baixa latência automaticamente, saiba o impacto positivo disso!

Emanuel Negromonte
2 minutos de leitura

O Ubuntu 24.04 LTS, que será lançado em abril, pode trazer uma mudança importante no seu kernel padrão: a incorporação das otimizações de baixa latência que atualmente são oferecidas em um kernel separado chamado “lowlatency”. Essa mudança visa melhorar a responsividade do sistema para aplicações que exigem baixo tempo de resposta, como áudio e vídeo profissionais, jogos e outras tarefas sensíveis ao atraso. Se preferir, temos um post onde explicamos o que é um kernel de baixa latência.

O kernel “lowlatency” do Ubuntu é basicamente o mesmo kernel “generic” com algumas opções de configuração ajustadas para reduzir a latência. Por exemplo, o kernel “lowlatency” usa uma frequência de timer de 1000 Hz, enquanto o kernel “generic” usa 250 Hz. Isso significa que o kernel “lowlatency” pode responder mais rapidamente aos eventos do sistema, mas também consome mais recursos da CPU.

A equipe de kernel da Canonical está avaliando os possíveis impactos dessa mudança na performance e no consumo de energia do sistema. Segundo Andrea Righi, um dos desenvolvedores do kernel do Ubuntu, os resultados dos testes não mostram nenhuma regressão significativa entre as duas configurações. Pelo contrário, ele encontrou uma ligeira redução no consumo de energia da CPU sob carga com a configuração de 1000 Hz.

Righi concluiu em uma atualização de status publicada hoje que “parece razoável considerar incluir essas mudanças no próximo kernel do Ubuntu para o lançamento 24.04”. Ele também destacou que as mudanças proporcionariam aos usuários a flexibilidade de ajustar o sistema no momento da inicialização ou em tempo de execução, priorizando o rendimento, a responsividade ou o consumo de energia, tornando o kernel do Ubuntu ainda mais “genérico”.

A mudança ainda não está confirmada, mas tudo indica que o Ubuntu 24.04 LTS terá um kernel mais otimizado para baixa latência por padrão, beneficiando os usuários que precisam de um sistema mais responsivo e ágil. Precisa de mais informações? Consulte a publicação da Comunidade Ubuntu sobre isso.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.