Novidades do Ubuntu 18.10

Como você sabe o Ubuntu 18.10 Cosmic Cuttlefish foi lançado e junto com ele um lista com novidades, que vão de mudanças visuais até técnicas. Devido a lista ser muito técnica, separei algumas mudanças importantes para esta lançamento do Ubuntu.

GNOME 3.30

Em nossas postagens anteriores, sempre falávamos dele e já contávamos que ele estaria dentre as principais novidades do Ubuntu 18.10 Cosmic Cuttlefish, e assim aconteceu. Dentre correções e melhorias, o principal destaque do GNOME 3.0 são as melhorias em torno do consumo de recurso, segundo os desenvolvedores, houve um polimento no sistema que vai fazê-lo consumir menos memória e processamento.

Lembrando que quando falamos em consumo de recursos é apenas limitado ao ambiente, se você usa aplicações que rodam em segundo plano, o GNOME 3.30 não poderá interferir no consumo destes, pois são softwares de terceiros.

Um novo leitor de arquivos web, ajustes no aplicativo que faz gravação de tela e também uma ferramenta nova para buscar arquivo é sem dúvida os destaques deste lançamento, e se você quer mais detalhes confira o vídeo abaixo que foi produzido pelos desenvolvedores do GNOME.

Mudanças visuais no Ubuntu 18.10 Cosmic Cuttlefish

Novidades do Ubuntu 18.10

E aí você pode pensar que o Ubuntu 18.10 Cosmic Cuttlefish já esta bem posicionado visualmente porque já usa o novo GNOME 3.30, mas pensou errado, o GNOME é parte do contexto, mas tem mais novidades. Os desenvolvedores que cuidam da parte visual do Ubuntu 18.10 Cosmic Cuttlefish sempre fazem ajustes para deixar o sistema mais bonito, atraente e com base no que os usuários reportam quando são chamados a testar as versões em desenvolvimento.

Novidades do Ubuntu 18.10

O novo tema chamado de Yaru, esta muito polido, passa uma sensação de leveza além de formas mais arredondadas que devem agradar especialmente aqueles usuários que gostavam muito do Unity, que já não é mais mantido pela Canonical. Efeitos nas transições entre janelas também fazem parte do conjunto de novidades do Ubuntu 18.10 Cosmic Cuttlefish, e também um novo conjunto de papéis de parede, com alta resolução e cada uma mais bonito que o outro.

Novo Linux Kernel

O Linux Kernel usado no Ubuntu 18.10 Cosmic Cuttlefish é o 4.18 que vem com otimizações e novidades. Alguns dos destaques mais promissores para o Linux 4.18 incluem:

  • Suporte inicial para o Qualcomm Snapdragon 845 SoC.
  • O ARM de 64 bits recebeu correção para o Specter Variant Four por meio da funcionalidade SSBD (Speculative Store Bypass Disable), semelhante ao x86. Enquanto isso, o ARM de 32 bits finalmente tem a mitigação do Spectre V1/V2.
  • Suporte ao Steam Controller para que os usuários possam usar de forma fácil Steam Controller da Valve como um dispositivo de entrada HID sem precisar depender do Steam ou do SC-Controller.
  • O driver AMDGPU DRM agora suporta os gráficos VegaM que estão presente nos processadores Intel Kabylake-G, bem como a placa gráfica Vega 20 que esta quase sendo lançada.
  • O AMDGPU também possui várias melhorias no gerenciamento de energia, como perfis de energia para Vega, etc.
  • A V3D foi fundida como o driver anteriormente conhecido como VC5 para suportar a próxima geração de gráficos Broadcom VideoCore. Certamente placas Raspberry Pi da próxima geração façam uso do VideoCore 5 ou posterior.
  • A Intel continuou trabalhando em trazer suporte ao Icelake.
  • Melhorias USB 3.2 e USB Type-C.

Além de melhorias e correções para AMD e Nvidia, e otimizações envolvendo o clock das CPUs, pelo visto são novidades que vão agradar e muito especialmente aqueles que precisam de mais processamento, como desenvolvedores, editores e jogadores.

Impressões digitais

Outra novidade importante do Ubuntu 18.10 é o suporte a desbloqueio usando as nossas impressões digitais. Claro, a funcionalidade já existe em matéria de hardware, só faltava ser suportada pelo o Ubuntu. Então quem possui o dispositivo que faz a leitura das impressões ditais já pode usufruir de mais essa novidade.

DLNA no Ubuntu 18.10 Cosmic Cuttlefis

Eis a novidade que de forma particular eu esperava para o Ubuntu 18.10 Cosmic Cuttlefis, agora já podemos abandonar processos de sincronização e até cabos HDMI. Agora com o DLNA já podemos reproduzir qualquer streaming de vídeos em qualquer SmartTV ou monitor que suportem a tecnologia.

Outras novidades do Ubuntu 18.10

As outras novidades basicamente é o suporte a Veracrypt, que permite criar discos virtuais, seja no próprio HD, pendrive ou unidades de armazenamento externo. E pode ajudar a proteger dados sensíveis de forma segura. Seria como criar um local protegido e criptografado dentro do seu HD ou mídia de armazenamento, só que de forma nativa sem precisar instalar nada a mais. Se sobre aplicações, o Firefox padrão esta na versão 63, o LibreOffice é o 6.1.2, Glibc é 2.28.

Download do Ubuntu 18.10

Se você gostou e quer fazer o download basta clicar no botão abaixo, lembramos que esta versão possui 9 meses de suporte e suporta apenas máquinas com 64 bits.

Download Ubuntu 18.10
Redação
Este usuário é utilizado quando um post é migrado de um usuário para outro, ou quando alguém envia um conteúdo ao SempreUPdate.

    GitHub lança Actions, ferramenta de automação de fluxo de trabalho

    Previous article

    Seu sistema Linux está preparado para o horário de verão 2018?

    Next article

    You may also like

    More in Artigos