Novidades do Ubuntu 18.10 “Cosmic Cuttlefish”

Novidades do Ubuntu 18.10 "Cosmic Cuttlefish"

O próximo lançamento do Ubuntu, será o Ubuntu 18.10 “Cosmic Cuttlefish” e com ele algumas novidades precisam ser destacadas. Mas se você estiver usando uma versão LTS, como o Ubuntu 16.04 LTS ou o Ubuntu 18.04 LTS, talvez este lançamento não seja tão interessante para você. Essas versões com ciclo de vida menor, é ideal para quem quer experimentar novos recursos. No entanto, tudo o que é novo pode conter alguns erros, nada que detone o sistema ou que acabe todo o trabalho que é feito. Se você busca estabilidade e menos erros, o melhor mesmo são as versões LTS que citamos a pouco.

Novidades do Ubuntu 18.10 “Cosmic Cuttlefish”

Falar de novidade é sempre bom, e para começar saiba que o Ubuntu 18.10 “Cosmic Cuttlefish” virá com um novo tema, cujo codinome é Yaru. Este tema foi desenvolvido pela Comunidade Ubuntu, antes o nome dele era Community Theme, e tem como base a experiência visual do tema Adwita/Ambiance e o pacote de ícones Suru, que é aquele pacote com alta qualidade de imagem e canto arredondado. E o melhor é que você não vai precisar fazer nada, pois o tema abrange desde a área de trabalho até e tela de login.

GNOME 3.30

A próxima novidade do Ubuntu 18.10 “Cosmic Cuttlefish” é o GNOME que será a versão 3.30, que é bastante recente e foi lançado no dia 5 de setembro. Este lançamento é marcado por muitas correções de erros e muitas melhorias em torno do desempenho, em especial o consumo de memória RAM que foi um assunto muito comentado no penúltimo lançamento. Além disso, essa versão do GNOME já conta com atualização automática dos pacotes Flatpaks, dos aplicativos do próprio GNOME e o acesso as configurações do ThunderBolt através do painel Painel de Controle do GNOME.

Integração com o Android

Para que essa integração ocorra será usado o GSconnect, que por sua vez tem como base as tecnologias empregadas no KDE Connect, no entanto, destinado ao GNOME e tudo indica que será usado como padrão no Ubuntu 18.10. A ideia é que o GSconnect possa integrar o seu desktop e smartphone, a ponto de permitir que você controle o seu dispositivo móvel a partir do Ubuntu 18.10. No momento, o GSconnect esta em uma versão alfa, e você precisa instalar o pacote manualmente, mas tudo indica que daqui para o lançamento do Ubuntu 18.10, a novidade já esteja pré-instalada, e assim você poderá ler as notificações do smartphone, procurar por arquivos pessoais e outros recursos, mas no momento, ainda é necessário ter o KDE Connect instalado para que este emparelhamento ocorra com sucesso.

Melhorias no tempo de inicialização e desempenho

Essa com toda certeza é a novidade mais esperada para o Ubuntu 18.10 “Cosmic Cuttlefish”. Quem quiser conferir a novidade já pode, bastar fazer o download das versão de teste e conferir, há um redução no tempo de carregamento do sistema, claro, se comparado com as versões lançadas anteriormente. Os notebooks vão ser beneficiados com um aprimoramento que aumenta a duração da bateria, ou qualquer dispositivo que seja alimentado por bateria.

O Linux Kernel será o 5.0

Se tudo ocorrer bem o Ubuntu 18.10 “Cosmic Cuttlefish” virá com o Linux Kernel 5.0 que é a versão que será disponibilizada próximo ao lançamento do Ubuntu. Até o momento, não há nenhuma informação oficial sobre qual Linux Kernel será usado, até então, as imagens de teste da próxima versão do Ubuntu está sendo distribuída com o Linux Kernel 4.17.

Suporte a leitura biométrica

Se você vai instalar o Ubuntu 18.10 “Cosmic Cuttlefish” em um dispositivo que tenha suporte a leitura biométrica, saiba que a próxima versão do Ubuntu já conta com essa novidade, agora você pode desbloquear o Ubuntu através da sua digital.

Transmita mídia do PC para a sua Smart TV

Se você usa dispositivo extras para poder transmitir mídias entre o seu PC e a sua Smart TV, saiba que este aparelhinho já estará próxima de ser aposentado. O Ubuntu 18.10 “Cosmic Cuttlefish” terá suporte ao DLNA que permite reproduzir a mídia do seu computador na sua TV.

Novo instalador

Como já anunciado antes, um novo instalador vem sendo desenvolvido para o Ubuntu, não há nenhuma confirmação na lista de pacotes do Ubuntu 18.10 “Cosmic Cuttlefish”, mas o instalador geralmente sofre alterações bem próximo da data de lançamento, mas estamos na expectativa de mais essa novidade para o Ubuntu 18.10 “Cosmic Cuttlefish”.

Site público do Ubuntu com relatórios

Já tem algum tempo que a Canonical informou que um site vai mostrar o uso do Ubuntu ao redor do mundo, isso é possível graças a coleta de dados, sem ser tão invasivo, que mostra por onde o Ubuntu vem sendo usado. E assim, de acordo com os resultados, a equipe de desenvolvimento do Ubuntu poderá saber o tipo de hardware que vem sendo mais usado nestas instalações, e por sua vez trabalhar em otimizações em torno deste hardware.

Por fim, mesmo diante de tanta novidade envolvendo o Ubuntu 18.10 “Cosmic Cuttlefish”, saiba que em todas as leituras que fiz dentre os mais variados reviews, muita gente tem elogiado o desenvolvimento atual que parece ser muito estável mesmo em versões com lançamentos diários. E com este site que vai ajudar a catalogar os tipos mais variados de hardwares, com toda certeza este vai ser um lançamento bem esperado.

Se você tiver interesse, pode fazer o download destas compilações que são destinadas para testes e assim poderá tirar suas conclusões e experimentar como o Ubuntu 18.10 “Cosmic Cuttlefish” vai se comportar na sua máquina por hora.

Sair da versão mobile