in

Novo desktop UKUI tem visual repaginado

Para isso, foi usado o Qt.

Novo desktop UKUI tem visual repaginado

A área de trabalho UKUI usada no Ubuntu Kylin está recebendo uma grande remodulação – no Qt!  Anteriormente, esse ambiente de desktop era baseado em MATE. Ele ainda está lá, sendo fornecido como experiência padrão no Ubuntu Kylin, fazendo o seu trabalho. E esse novo visual ficou muito parecido com o Windows 7:

Área de trabalho do Windows UKUI Linux
O ambiente de desktop UKUI baseado em MATE
Porém,  não por muito mais tempo, ao que parece.

Com base em uma atualização compartilhada nas mídias sociais chinesas, a equipe da UKUI parece estar reconstruindo a UKUI usando o Qt. O plano, eles dizem, é manter o mesmo mantra “fácil, excelente, especialista, elaborado” em que o desktop original da UKUI foi (supostamente) construído.

Novo desktop UKUI tem visual repaginado

Entretanto, não é isso o que pode ser constatado pelas imagens divulgadas. Estamos falando de uma grande renovação. Ele pode ser comparado com o que vemos no visual do Linux Deepin – desfoque, bling e um monte de apelo na GUI!

O Ubuntu Kylin enquanto distribuição não tem muita cobertura aqui pros lados ocidentais, ou seja, fora do território chinês. Porém, provou ser extremamente popular na China, seu mercado-alvo.

O menu Iniciar pode ficar em tela cheia

Você pode conferir um vídeo do Menu Iniciar de visualização do UKUI 3.0 no site de rede social chinesa Bili Bili.

O clipe é bem curto e mais parece um design em movimento, isto é, uma maquete visual, não uma demonstração do código real. Dito isto, os repositórios de códigos da UKUI parecem muito cheios ultimamente. Portanto, sendo maquete ou não, o vídeo dá uma visão tentadora do que os desenvolvedores por trás dessa distro baseada no Ubuntu estão buscando.

Então, se o Ubuntu Kylin conseguir implementar esse novo visual e torná-lo tão vistoso quanto no screencast, pode ser o começo de algo muito especial.

Fonte: OMG Ubuntu

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.