Novo Linux Mint reformulado sai até o Natal

Usuários do Linux Mint poderão ganhar um presente de Natal. O lançamento do Linux Mint 19.1 deve ocorrer pouco antes da data festiva. O sistema trará algumas surpresas com ele. Portanto, o novo Linux Mint reformulado sai até o Natal.

O lançamento do Linux 19.1 incluirá o ambiente de desktop Cinnamon 4.0 por padrão e isso, segundo os desenvolvedores do Mint , “parecerá mais moderno” do que antes. Como? Usando um novo layout de painel .

Novo layout de desktop

Novo Linux Mint sai até o Natal

 

O layout atual da área de trabalho padrão no Cinnamon não muda muito há anos. Há um painel fino na parte inferior da área de trabalho abrigando um menu (à esquerda), uma lista tradicional de janelas no estilo Windows XP no centro e uma bandeja do sistema no canto.

É uma configuração que  funciona perfeitamente. Além disso, existe uma popularidade enorme do Linux Mint e do desktop Cinnamon no ecossistema Linux.

É hora de mudar

O desenvolvedor da distro descobriu que muitos de seus usuários estavam optando por substituir o applet de lista de janelas padrão por um applet de terceiros. Por quê? Para obter recursos modernos como agrupamento de janelas e visualizações de janelas na área de trabalho Cinnamon.

Atualmente, o painel Mint adiciona uma entrada de lista de tarefas separada para cada janela de aplicativo aberta, independentemente de quantos são. Mas isso está mudando.

Semelhanças com outras distros

O Linux Mint reconhece que a maneira antiga de trabalhar não é mais a ‘norma’ para usuários de outros desktops, incluindo Windows, macOS e Ubuntu. Assim, muitos mudam para o Linux Mint e esperam algo semelhante.

Então a distro está lançando um novo layout de painel de desktop “moderno” com o Cinnamon 4.0 com as seguintes alterações:

  • Painel maior com ícones 40px
  • Janelas são agrupadas por aplicativo
  • Bandeja do sistema usa ícones menores de 24px

Mint devs bifurcou o popular applet ‘ Icing Task Manager ‘ (veja a imagem abaixo). Igualmente, incrementou seus principais recursos diretamente no próprio Cinnamon.

applet do gerenciador de tarefas do linxu mint icing

As opções de configuração  estarão disponíveis no painel de configurações. Do mesmo modo, foram incluídas opções para definir o tamanho de ícone individual para cada “área” do painel. Também é possível ajustar a altura do painel.

A adição do novo layout do painel não afeta a capacidade de adicionar ou mover painéis ao redor do desktop Cinnamon.

Para trazer o design visual para cima, o Mint-Y-Dark será o tema Cinnamon padrão no Linux Mint. Porém, a versão regular e o antigo tema Mint-X permanecerão disponíveis.

“Esse novo visual, junto com o novo fluxo de trabalho definido pela lista de janelas agrupadas, faz com que o Cinnamon pareça muito mais moderno do que antes”, diz o anúncio das mudanças.

O antigo layout está a apenas um clique

Caso alguém não goste do novo visual, não tem problema. O Linux Mint 19.1 permitirá que os usuários cliquem em um botão para fazer o Cinnamon parecer como antes.

Suporte Linux Mint no Patreon

Além disso, o Linux Mint está agora no Patreon. Isso torna mais fácil apoiar a equipe para a realização do trabalho.

Fonte

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Para Mark Shuttleworth, compra da Red Hat é uma boa notícia para o Ubuntu

Previous article

Duas novas falhas no chip Bluetooth expõe milhões de dispositivos a ataques remotos.

Next article

You may also like

More in Notícias