Novo malware mira em gerenciadores de senhas. Cuidado!

ViperSoftX é o mesmo malware que está atrás de carteiras criptográficas

Se você utiliza um gerenciador de senha, suas contas podem estar em risco. Você pode ter ouvido falar sobre o ViperSoftX, o malware que está atrás de carteiras criptográficas há um bom tempo. Infelizmente, esse malware evoluiu recentemente. Não é mais apenas segmentar carteiras criptográficas. Em vez disso, esse novo malware está mudando seu foco para direcionar os gerenciadores de senhas.

Novo malware focando nos gerenciadores de senhas

De acordo com o relatório recente, o ViperSoftX tem como alvo principal 1Password e KeePass. Esses dois estão entre os melhores gerenciadores de senhas que existem. E isso também significa que eles têm muitos usuários. Essa é provavelmente a razão pela qual o malware está se concentrando principalmente nesses dois no momento.

O problema é que o ViperSoftX não é como antes. Ele agora tem criptografia de código forte. O malware também se tornou muito melhor em se esconder das ferramentas antivírus. Portanto, não importa quão bom seja o seu antivírus, seus gerenciadores de senhas correm alto risco! E, claro, você precisa se proteger dessa ameaça.

ViperSoftX

Antes, o ViperSoftX era capaz de instalar uma extensão maliciosa do Google Chrome chamada VenomSoftX. Mas, de acordo com os pesquisadores da Trend Micro, o malware agora pode infectar Mozilla Firefox, Opera, Microsoft Edge e Brave.

Em seu estágio inicial, descobriu-se que esse malware estava roubando apenas criptomoedas. Ele fez isso por meio de um trojan de acesso remoto baseado em JavaScript. E não tinha o que era preciso para ir atrás dos gerenciadores de senhas.

Mas em 2022, a Avast relatou que o ViperSoftX havia se renovado e se tornado muito mais poderoso do que antes. A Avast afirma que interrompeu cerca de 100 mil ataques a seus clientes desse malware ao longo de 2022. E a maioria das vítimas visadas estava na Itália, EUA, Índia e Brasil.

No estágio atual, o ViperSoftX ampliou seu alcance. A Trend Micro detectou atividades proeminentes no Japão, Austrália, França, Malásia e Taiwan. E não é que apenas gerenciadores de senhas e empresas estão sendo atacados. Também está indo atrás dos consumidores. Isso significa que o malware está ficando cada vez mais forte.

De acordo com as descobertas dos analistas, ele muitas vezes se esconde em ativadores e cracks de software. Então, se você não quer perder seus gerenciadores de senhas armazenados, você só deve baixar e instalar aplicativos e softwares legítimos. E, claro, ficar atento às evoluções do malware.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile