in

Novo Manjaro Linux ARM 20.04 lançado para Single Board Computers

Sistema é voltado para placas como Raspberry Pi

Após todo o sucesso de vendas do Manjaro Linux ARM para Pinebook Pro, a equipe responsável pelo sistema lançou o novo ARM v20.4 para os chamados single board computers do tipo Raspberry Pi. Esta nova versão substitui a anterior, a ARM 20.02 com grandes mudanças no sistema operacional.

Novo Manjaro Linux ARM 20.04 lançado para Single Board Computers: o que há de novo?

O Manjaro ARM é baseado no Arch e Manjaro Linux, porém, é uma distribuição bem menor que as demais por ser voltado justamente a esses pequenos computadores. Assim, a edição ARM é voltada a dispositivos que usam este tipo de arquitetura em seus processadores.

Com o lançamento do ARM 20.04, a equipe de Manjaro reestruturou o repositório do ARM, passando para uma estrutura chamada de branch-based. Isso significa que o repositório do ARM agora tem uma ramificação separada para cada versão, como arm-stable, arm-testing e arm-unstable. Portanto, você pode alternar facilmente entre qualquer ramificação editando /etc/pacman-mirros.conf.

Veja a seguir a lista com todas as outras mudanças incluídas no Manjaro ARM 20.04:

New Features:

  • Novos pacotes importados do upstream Linux;
  • XFCE 4.14;
  • KDE Plasma 5.18;
  • Speaker audio mute no Pinebook Pro;
  • Imagens Odroid N2 funcionam a partir de um SD card;
  • Dois layouts de partição em todas as imagens fornecidas.
Novo Manjaro Linux ARM 20.04 lançado para Single Board Computers
Manjaro Linux ARM

Dispositivos suportados pelo Manjaro Linux ARM

Se você deseja instalar o Manjaro ARM, verifique se existe uma ISO disponível para o seu single-board computer. Currently, Manjaro ARM provides support for specific devices.

Veja a lista de dispositivos suportados pelo Manjaro ARM 20.4:

  • Raspberry Pi 3 and 4
  • Rock Pi 4
  • Pinebook and Pinebook Pro
  • Rock64 and RockPro64
  • Khadas Vim 1 and Vim 3
  • Odroid C2 and N2

Mais uma coisa a ser destacada é que as imagens ISO estão disponíveis apenas para alguns dispositivos suportados. Nos demais dispositivos, é necessário usar o instalador do Manjaro ARM. Além disso, se você tiver o PinePhone ou o PineTab, também poderá usar a versão alpha4 mais recente do Manjaro Linux.

Como instalar o Manjaro ARM?

Se você estiver usando o ARM 20.02, é recomendado reinstalar o Manjaro ARM 20.04 para fazer o upgrade do sistema. Portanto, para novas instalações, você pode e deve baixar a ISO v20.04 disponível somente para Raspberry Pi 4, Rock Pi 4, RockPro64, e o Pinebook Pro. Para outros dispositivos suportados você terá de usar o instalador do Manjaro ARM que pode ser baixado aqui.

Além disso, se você possui um Pinebook ou Pinebook Pro, poderá também usar um eMMC installer para carregar o Manjaro ARM que está disponível na página de download.

Clique no botão abaixo para fazer o download de qualquer imagem para o seu respectivo dispositivo ARM nos ambientes de desktop Xfce e KDE Plasma.

Download Manjaro ARM

Para maiores detalhes, leia as notas oficiais de lançamento aqui.