Novo Pop!_OS 22.04 vem com kernel Linux 5.16 e PipeWire

Claylson Martins
4 minutos de leitura

O fabricane de computadores com Linux System76 lançou uma nova versão do sistema operacional Pop!_OS Linux 22.04 LTS. O sistema é desenvolvido especialmente para as máquinas da empresa, porém, pode ser baixado para instalação em qualquer equipamento. Neste caso, eles usam um ambiente de trabalho que tem como base o GNOME. como a mais recente versão com suporte estável e de longo prazo de sua distribuição baseada em Ubuntu/GNOME para máquinas System76 e o ??público em geral. Portanto, o novo Pop!_OS 22.04 vem com kernel Linux 5.16 e PipeWire.

Derivado da série de sistemas operacionais Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) , lançada recentemente, o Pop!_OS 22.04 LTS é alimentado pelo kernel Linux 5.16 mais recente, que infelizmente atingiu o fim da vida útil (EOL) no início deste mês, em vez do Linux 5.15 do Ubuntu Kernel LTS, na tentativa de fornecer aos usuários suporte de hardware de alto nível, bem como todos os novos recursos e melhorias presentes na série Linux 5.16.

Os destaques da versão Pop!_OS 22.04 LTS incluem:

  • uma interface de usuário COSMIC baseada no GNOME 42, inalterada em relação à versão anterior do Pop!_OS 21.10;
  • suporte para agendamento de atualizações automáticas para pacotes Debian;
  • Flatpak e Nix no painel “OS Upgrade & Recovery” em Configurações;
  • um novo System76 Scheduler que otimiza o desempenho do sistema operacional direcionando recursos para a janela em foco para uma experiência muito mais suave;
  • além do PipeWire como sistema de processamento de áudio padrão.

A ferramenta de gerenciamento de software Pop!_Shop foi aprimorada nesta versão para oferecer aos usuários uma nova seção de página inicial “Recentemente atualizada” que destaca aplicativos recém-adicionados ou atualizados, confiabilidade aprimorada para operações de pacotes, suporte a janelas lado a lado, suporte à barra de progresso para atualização e instalação botões, bem como operações mais responsivas graças a várias melhorias recentes no código de back-end.

O aplicativo Configurações do Pop!_OS 22.04 vem com a capacidade de definir os planos de fundo do Modo escuro e do Modo claro no painel Plano de fundo nas configurações da área de trabalho, além da capacidade de pesquisar as configurações da Área de trabalho, Plano de fundo, Aparência, Dock e Espaços de trabalho diretamente do Launcher e um novo painel de suporte para acesso rápido a vários recursos de solução de problemas do System76.

Novo Pop!_OS 22.04 vem com kernel Linux 5.16 e PipeWire

Novo Pop!_OS 22.04 vem com kernel Linux 5.16 e PipeWire
Novo Pop!_OS 22.04 vem com kernel Linux 5.16 e PipeWire.

Entre outras mudanças importantes, o Pop!_OS 22.04 LTS:

  • define notificações de atualização para aparecerem semanalmente por padrão na tentativa de reduzir distrações;
  • melhora o suporte a vários monitores e HiDPI;
  • mostra drivers NVIDIA instalados no Pop!_Shop e oferece suporte para instalação de versões mais antigas;
  • acrescenta Suporte RDP por padrão para uso de área de trabalho remota;
  • adiciona suporte para atualizações retomáveis;
  • ??e adiciona um novo ícone de usuário divertido.

Por outro lado, também existem inúmeras melhorias ocultas para tornar o Pop!_OS Linux uma distribuição mais rápida. Por exemplo:

  • a System76 limitou a capacidade máxima do disco para armazenar logs journald a 1 GB;
  • atualizou o serviço de atualização Pop!_OS para ativar apenas ao verificar ou executar atualizações de versão;
  • e melhorou o controlador de dimensionamento da CPU para manter sua CPU funcionando na frequência ideal para seu sistema.

Atualizações do Pop!_OS 21.10 são possíveis através do assistente de primeira execução do ISO live, mas para novas implantações você pode baixar as imagens Pop!_OS 22.04 LTS para sistemas Intel/AMD ou NVIDIA agora mesmo no site oficial abaixo. Sendo uma versão LTS, o Pop!_OS 22.04 deve ser suportado nos próximos anos. 

Via 9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.