Novo recurso de chamada via satélite do iPhone 14 salva homem no Alasca

Os usuários do iPhone 14 nos EUA e no Canadá podem usar a conectividade via satélite para fazer chamadas de emergência

Imagem: Gizchina

No mês de novembro, a Apple introduziu o novo recurso de chamada via satélite no iPhone 14. Apesar de todas as preocupações sobre os possíveis desvios que essa tecnologia pode criar, talvez o objetivo principal dela possa ter sido atingido.

Os usuários do iPhone 14 nos EUA e no Canadá podem usar a conectividade via satélite para fazer chamadas de emergência. Usuários de outros países devem poder usar essa função nas próximas semanas. A Apple deve estender o recurso para mais países em breve.

Mesmo em áreas que não são bem atendidas pelas operadoras, o recurso é totalmente útil. Um telefone inteligente pode usar a chamada via satélite para fazer uma chamada gratuita para os serviços de emergência e salvar vidas.

Esta é precisamente a circunstância que levou um homem a ficar preso em seu snowmobile entre as comunidades de Noorvik e Kotzebue, no remoto oeste do Alasca, relata o Gizchina.

De acordo com o site, uma chamada de emergência veio de uma parte muito remota do Alasca ontem de manhã. De acordo com os serviços de emergência locais, neste caso, os Alaska State Troopers.

Uma pessoa já foi salva pela função de chamada via satélite do iPhone 14

Imagem: Gizchina

As informações apontam que a localização GPS do snowmobiler foi fornecida por meio do recurso Chamada de resgate do iPhone. O que permitiu ao centro de resgate lançar equipes de bairro e todas as autoridades enviarem voluntários nessa direção. Ele foi localizado e conseguiu escapar dessa situação perigosa sem problemas.

O homem deve se considerar extremamente sortudo. Por um lado, ele salvou sua vida, mas por outro, segundo a Apple, o local em que ele se encontrava estava praticamente fora do alcance da cobertura do satélite. Ou seja, ele realmente tem muita sorte, ou o serviço tem mais amplitude que a própria empresa tenha calculado.

A Apple afirma que acima da latitude 62° é quase difícil conectar-se a um satélite. Mas a latitude 69° é onde Noorvik e Kotzebue estão localizados. Os socorristas também afirmam que as informações fornecidas estavam corretas e a mensagem de alarme os impressionou. A empresa de Cupertino pode dizer que salvou uma vida, e esse é o objetivo do recurso de chamada via satélite.

Esperamos que esse novo recurso de conexão via satélite chegue a mais países em breve, para que mais pessoas em situações de emergência possam ser salvas. Infelizmente, isso pode demorar um pouco ainda.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile