in

Novo WireGuard é liberado

Havia uma expectativa dele estar presente no novo Kernel 5.3.

O WireGuard 0.0.20190702 foi lançado como o mais novo instantâneo para este túnel VPN de rede de código aberto, cada vez mais popular. O Wireguard mostrou muito potencial e agora foi portado para todas as principais plataformas. Sendo assim, o novo WireGuard 0.0.20190702 é liberado.

O WireGuard 0.0.20190702 está disponível para os interessados

Porém, para decepção dos usuários, não parece que fará parte do próximo Kernel. Isto porque o módulo não há qualquer previsão na próxima janela de mesclagem do Linux 5.3. Até agora, o código ainda não foi enfileirado no net-next para ser mesclado. Isso deveria ter sido feito no início deste mês, o que não ocorreu.

No entanto, para que isso aconteça de qualquer forma, a WireGuard provavelmente ainda precisaria sobreviver a outra rodada de revisão de código na lista de discussão do kernel do Linux junto com sua API de criptografia de zinco.

Ainda não vimos isso acontecer. Contudo, o suporte do WireGuard Linux provavelmente ainda precisará contar com o módulo de kernel fora da árvore do DKMS para outra rodada.

Características do novo WireGuard que é liberado

Novo WireGuard é liberado

O WireGuard 0.0.20190702 traz:

  • melhorias para compilá-lo em drivers de compilador mais antigos;
  • um arquivo launchd de amostra agora está incluído para servidores macOS;
  • várias atualizações de compatibilidade de plataforma/kernel;
  • suporte ao kernel RHEL8 padrão, fazendo uso de kout e outras melhorias de código.

(…) note que este instantâneo é, como o resto do projeto neste momento, experimental, e não onstitui uma liberação real que seria considerado seguro e livre de erros. O WireGuard é geralmente considerado como sendo razoavelmente estável, e provavelmente não irá travar o seu computador (embora isso possa acontecer). No entanto, como este é um instantâneo de pré-lançamento, ele não oferece garantias, e sua segurança ainda não está por depender; não é aplicável para CVEs, diz o anúncio.

A fonte do projeto está disponível em https://git.zx2c4.com/WireGuard/.Da mesma forma,
informações sobre o projeto estão disponíveis em https://www.wireguard.com/.

Este instantâneo está disponível em formato de tarball comprimido aqui:
https://git.zx2c4.com/WireGuard/snapshot/WireGuard-0.0.20190702.tar.xz

Mais detalhes sobre este novo instantâneo WireGuard através do anúncio de lançamento.