Novos aplicativos Android infectados são encontrados na Google Play Store

pagina-falsa-da-play-store-esta-espalhando-malwares

Um novo lote de aplicativos maliciosos foi detectado na Google Play Store pelo fornecedor de segurança Avast. Porém, dessa vez, o objetivo era acessar informações como a localização do usuário e coletar contatos, SMS e histórico de chamadas. Então, leia a seguir que novos aplicativos Android infectados são encontrados na Google Play Store.

Stalkers são maioria dos novos aplicativos Android infectados encontrados no Google Play Store

Os aplicativos de stalkware, como são chamados, alcançaram uma contagem combinada de downloads de 130.000, e os mais baixados deles foram o Spy Tracker e o SMS Tacker, ambos com mais de 50.000 acessos cada.

A Avast diz que os aplicativos já foram removidos pelo Google. Porém, não se sabe quantas vítimas eles conseguiram fazer durante o tempo em que foram listados na Play Store.

Os aplicativos dependiam de um sistema complexo para garantir que eles comprometessem os dispositivos Android.

Os aplicativos exigem que o espião tenha acesso ao telefone que deseja espionar. O invasor pode baixar os aplicativos da Google Play Store e instalá-los no dispositivo de destino. O aplicativo solicita que a pessoa que instalou o aplicativo insira seu endereço de e-mail e senha. O aplicativo de espionagem é enviado para lá, explica a Avast.

Roubando SMS e histórico de chamadas

Quais os novos aplicativos Android infectados são encontrados na Google Play Store:

Os sete aplicativos já foram removidos da Play Store.

Além disso, com muita frequência, esses aplicativos tentaram ocultar qualquer evidência de um propósito mal-intencionado, sem nenhum ícone exibido no dispositivo, o que dificultou muito ao usuário descobrir que algo estava acontecendo.

Quando o ataque foi concluído, esses aplicativos começaram a coletar informações particulares pertencentes ao usuário, incluindo coisas como localização, contatos, SMS e histórico de chamadas.

Os aplicativos, cujos nomes você pode encontrar acima, prometem recursos para monitorar funcionários e crianças.

Eles promovem comportamento criminoso e podem ser abusados ??por empregadores, perseguidores ou parceiros abusivos para espionar suas vítimas. Classificamos esses aplicativos como stalkerware e, usando o apklab.io, podemos identificar esses aplicativos rapidamente e colaborar com o Google para removê-los, disse Nikolaos Chrysaidos, chefe de inteligência e segurança de ameaças móveis da Avast.

Assim, todo cuidado é pouco. Novos aplicativos Android infectados são encontrados na Google Play Store.

Fonte

Sair da versão mobile