in

NVIDIA 455.23.04 Linux Beta tem suporte GeForce RTX 3080/3090

Veja as novidades.

NVIDIA 455.23.04 Linux Beta tem suporte GeForce RTX 3080/3090

Acabam de chegar novidades em relação à NVIDIA. O NVIDIA 455.23.04 Linux Beta chegou e tem suporte GeForce RTX 3080/3090. Portanto, a empresa conseguiu mais uma vez fornecer suporte ao driver Linux no dia do lançamento para seus processadores gráficos de próxima geração. Hoje, o driver NVIDIA 455.23.04 beta está sendo enviado para suporte ao Linux com as placas de vídeo GeForce RTX 3080 e RTX 3090 “Ampere”.

O NVIDIA 455.23.04 beta tem como destaque o suporte da série GeForce RTX 3080/3090. Infelizmente, ainda não há testes em nenhum hardware Ampere, então nenhuma palavra sobre como o suporte Linux se compara em termos de desempenho em relação ao Turing para jogos Linux ou outras atividades relacionadas à computação. Da mesma forma, são desconhecidos possíveis problemas que podem ser encontrados no driver Ampere.

NVIDIA 455.23.04 Linux Beta tem suporte GeForce RTX 3080/3090

NVIDIA 455.23.04 Linux Beta tem suporte GeForce RTX 3080/3090

Além do suporte RTX 3080/3090, também há suporte oficial para a GeForce MX450. Este driver beta do Linux também adiciona suporte NVIDIA VDPAU para decodificar fluxos de bits VP9 de 10 e 12 bits, o suporte a mosaico básico agora permite cinco exibições simultâneas em vez de três, a remoção de modos SLI, suporte para o atualizador NVIDIA NGX e conserta vários bugs.

Também há uma otimização de desempenho, pois há VkMemoryType local do dispositivo que é coerente com o host e visível para o mesmo. Este novo VkMemoryType deve ajudar os títulos que fazem uso do DXVK, como DiRT Rally 2.0, DOOM: Eternal e World of Warcraft.

Resumo dos destaques deste lançamento

  • Adicionado suporte para as seguintes GPUs:

GeForce RTX 3080
GeForce RTX 3090
GeForce MX450

  • Corrigido um bug que impedia que monitores de 8K fossem usados na orientação retrato em Pascal e GPUs anteriores.
  • Corrigido um bug que causava uso excessivo da CPU em aplicativos Vulkan que criavam um grande número de objetos VkFence. Isso foi particularmente prevalente no título do Steam Play, Red Dead Redemption 2.
  • Corrigido um bug que fazia com que aplicativos baseados em WebKit travassem ao serem executados no Wayland.
  • Corrigido um bug que levava à corrupção do display em algumas resoluções ao usar um monitor conduzido pela NVIDIA como um coletor PRIME Display Offload.
  • Corrigido um bug em uma otimização SPIR-V que pode fazer com que os blocos condicionais não sejam executados.
  • Corrigido um bug em que chamadas para vkGetRandROutputDisplayEXT com entradas inesperadas geravam erros de protocolo X11.
  • Corrigido um pequeno vazamento de memória durante a saída do driver NVIDIA EGL.
  • Suporte implementado para o NVIDIA NGX Updater. Consulte o capítulo “NGX” no README para obter informações sobre como configurar esse recurso.
  • Removido o suporte para os modos SLI “SFR”, “AFR” e “AA”. SLI Mosaic, Base Mosaic, GL_NV_gpu_multicast e GLX_NV_multigpu_context ainda são suportados.
  • Atualizado o suporte a mosaico de base no GeForce para permitir um máximo de cinco exibições simultâneas, em vez de três.
  • Corrigidos vários bugs de sincronização que poderiam travar momentaneamente o servidor X ao mover/redimensionar/focalizar janelas OpenGL e Vulkan quando PRIME Sync estava habilitado.
  • Adicionado suporte de driver NVIDIA VDPAU para decodificar fluxos de bits de 10 e 12 bits do VP9. Observe que o pipeline de apresentação do VDPAU e a interoperabilidade OpenGL-VDPAU ainda não oferecem suporte a superfícies de vídeo de 10 e 12 bits. Consulte o apêndice “Suporte VDPAU” no README para perfis de decodificador compatíveis.
  • Corrigido um bug que poderia fazer com que o DVI de link duplo fosse conduzido por um conector que só suporta DVI de link único, quando “NoMaxPClkCheck” é especificado na opção de configuração X “ModeValidation”. Observe que essa correção pode causar mudanças comportamentais nas configurações que usam esta opção.
  • Corrigida uma regressão que permitia que os monitores entrassem no modo DPMS mesmo quando o DPMS estava desabilitado nas configurações do servidor X.
  • Configurações nvidia atualizadas para permitir a interação contínua com outras páginas e conteúdo de ajuda durante a edição de perfis de aplicativos.

Mais detalhes sobre a atualização do driver beta do NVIDIA Linux em NVIDIA.com. Este link serve também para a realização do download do novo driver.