NVIDIA 525.60.11 Linux Graphics Driver adiciona suporte Dynamic Boost em laptops AMD

Veja os recursos presentes neste driver.

Claylson Martins
5 minutos de leitura

A NVIDIA lançou o NVIDIA 525.60.11 como uma nova versão pronta para produção de seu driver gráfico proprietário/de código aberto para sistemas GNU/Linux, FreeBSD e Solaris, adicionando inúmeras melhorias, novos recursos e correções de bugs.

Os destaques da versão NVIDIA 525.60.11 incluem suporte Dynamic Boost em laptops com processadores AMD, suporte para a extensão EGL_MESA_platform_surfaceless, melhorias de desempenho para aplicativos PRIME render-offloaded, bem como suporte para atualizações OTA (Over-the-Air) no Proton e Wine NVIDIA NGX build.

O recurso OTA é desabilitado por padrão, portanto, os usuários que atualizarem para NVIDIA 525.60.11 terão que ativá-lo manualmente, definindo a PROTON_ENABLE_NGX_UPDATERvariável de ambiente com o valor “1”.

Outra mudança interessante no novo lançamento do driver gráfico da NVIDIA é o fato de que a NVIDIA atualizou os módulos de kernel de código aberto para adicionar suporte para Quadro Sync, Stereo, rotação em X11 e YUV 4:2:0 na arquitetura NVIDIA Turing GPU.

O NVIDIA Installer recebeu muita atenção nesta versão, adicionando a capacidade de usuários não root usarem o –add-this-kernelrecurso, suporte para exibir uma barra de progresso mais precisa ao construir os módulos do kernel e uma mensagem de aviso quando um carregador VulkanICD não é detectado , e suporte para uso command -vpara determinar a disponibilidade e localização de certas ferramentas.

NVIDIA 525.60.11 Linux Graphics Driver adiciona suporte Dynamic Boost em laptops AMD

Além disso, o NVIDIA Installer agora apresenta uma mensagem de erro atualizada que é exibida quando os arquivos de cabeçalho do kernel não podem ser encontrados para imprimir caminhos completos para arquivos ausentes, bem como suporte DKMS renovado para permitir que os módulos do kernel sejam opcionalmente registrados com DKMS após o instalador ter já os construiu e instalou por conta própria.

NVIDIA 525.60.11 Linux Graphics Driver Adiciona Suporte Dynamic Boost em Laptops AMD
NVIDIA 525.60.11 Linux Graphics Driver Adiciona Suporte Dynamic Boost em Laptops AMD.

Entre outras mudanças dignas de nota, a versão NVIDIA 525.60.11 adiciona uma nova implementação CUDA Debugger para Pascal e arquiteturas NVIDIA GPU mais recentes como parte do pacote de driver, melhora o suporte Dynamic Boost em alguns laptops baseados em GPU Ampere e atualiza o driver Vulkan para certifique-se de que algumas extensões não dependam mais do módulo do kernel nvidia-uvm.ko seja carregado em tempo de execução.

Muitos bugs foram corrigidos nesta versão

A equipe conseguiu corrigir uma regressão no suporte para a tecnologia de distorção de geometria Warp & Blend, um bug no videogame Marvel’s Spider-Man Remastered que afeta Turing e arquiteturas de GPU posteriores, um bug nas configurações da nvidia que o impedia de encontrar a velocidade certa do ventilador varia em algumas GPUs, bem como uma regressão na versão NVIDIA 515.76 que causava telas em branco e travava ao iniciar um servidor X nas GPUs NVIDIA RTX série 30.

Também foi corrigido um bug que causava gagueira ao mover janelas no ambiente de área de trabalho GNOME , um bug que causava falha na suspensão em sistemas GNOME 3.x executando um compositor Wayland com a configuração NVreg_PreserveVideoMemoryAllocations habilitada e um bug no driver Vulkan que poderia levar geometria corrompida e sombreadores de controle.

Por último, mas não menos importante, o NVIDIA 525.60.11 remove a forte dependência do GTK 2 ao compilar as configurações da nvidia a partir das fontes. Isso significa que as configurações da nvidia agora podem ser criadas apenas com suporte a GTK 2, apenas suporte a GTK 3 ou ambos com suporte a GTK 2 e GTK 3.

Para mais detalhes sobre as mudanças implementadas neste lançamento, confira as notas de lançamento , de onde você também pode baixar o instalador NVIDIA 525.60.11 para sistemas 64-bit e AArch64 (ARM64), bem como para sistemas FreeBSD e Solaris. Novamente, esta é uma versão pronta para produção do driver gráfico da NVIDIA e é uma atualização altamente recomendada para todos os usuários de GPU NVIDIA.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.