Sinais de extrema positividade para gamers e para a comunidade científica pairam sobre o Linux. A NVIDIA amplia PhysX para finalidade em simulações com código aberto. Portanto, além do anúncio da nova placa TITAN RTX em um valor atual de US$ 2.499, está o fato da migração da PhysX para o código aberto!

Histórico

Foi há uma década que a NVIDIA adquiriu a PhysX a partir da compra da AGEIA Tecnologies. Na época, estava trabalhando com unidades de processamento de física. Desde então, a PhysX tornou-se fortemente acoplada às GPUs NVIDIA e CUDA., Porém, agora a empresa decide abrir o código-fonte.

O PhysX é associado de forma comum à física acelerada por GPUs para jogos. No entanto, é muito mais do que isso, particularmente para a computação científica. É por isso que ela vai para o código aberto.

Estamos fazendo isso porque a simulação física para jogos e entretenimento imersivos acabam sendo mais importantes do que imaginávamos. A simulação física se encaixa com inteligência artificial, robótica, visão computacional, veículos autônomos e computação de alto desempenho, diz o anúncio.

Como se dá a mudança

O PhysX está sendo portabilizado como open source sob uma licença BSD de três cláusulas, incluindo o código de aceleração de GPU. Eles esperam que isso estimule a absorção de PhysX em IA, pesquisa e outros campos. O anúncio foi postado em seu blog enquanto o código está hospedado no Github.

Embora a NVIDIA seja frequentemente considerada pelos entusiastas gamers de Linux como não compatível com o código aberto, muitas vezes  eles fazem projetos de código aberto. Particularmente nos campos integrados e científicos, onde é praticamente necessário.

Alguns outros esforços recentes de código aberto envolveram o NVDLA, RAPIDS, seu software DRIVE Studio que formaria a base para o Qt 3D Studio e outros projetos de software especializados.

O PhysX v4.0 estará disponível em 20 de Dezembro. A licença de código atual (v3.4), já está disponível a todos. Ela poderá ser alterada conforme os entusiastas desejarem. Encontre-o neste repositório Github, clicando no botão abaixo.

PhysX

 

Fábio Trentino
Estudante de Gestão em Tecnologia da Informação na Universidade Centro Universitário Central Paulista - UNICEP - São Carlos - SP

    Free Software Foundation recebe nova doação em bitcoins

    Previous article

    Novo patch substitui palavrões no código do kernel Linux

    Next article

    You may also like

    More in Games