Categorias

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

11/03/2019 às 14:02

7 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

NVIDIA compra Mellanox, provedor de chips de rede, por US$ 6,9 bilhões

NVIDIA compra Mellanox, provedor de chips de rede, por US$ 6,9 bilhões

Em uma reviravolta surpreendente para o mercado, a NVIDIA conseguiu superar a Intel e as demais concorrentes na aquisição da Mellanox Technologies. Esta empresa é um provedor de chips de rede. Até o início deste mês parecia que a Intel seria a provável vencedora. Porém, vários rumores começaram neste fim de semana que a NVIDIA estaria adquirindo a Mellanox. Agora, veio a confirmação que vão adquirir a Mellanox por US $ 6,9 bilhões. Não é pouca coisa e representa mais um passo importante nas fusões que vêm ocorrendo no mercado tecnológico.

Supercomputadores

A aquisição  unirá duas grandes empresas de computação de alto desempenho (HPC). Então,  agora oferece à NVIDIA mais exposição neste espaço fora da GPU/computação, com os produtos de interconexão da Mellanox. Esses produtos são amplamente usados entre servidores de ponta para Ethernet e outras tecnologias de rede. O hardware da NVIDIA e da Mellanox já é usado nos muito falados super computadores da Sierra e da Summit.

Juntas, a plataforma de computação da NVIDIA e a Mellanox interconectam mais de 250 dos 500 maiores supercomputadores do mundo. Além disso, têm como clientes todos os principais provedores de serviços em nuvem e fabricantes de computadores.

Demanda crescente

Enquanto a demanda por computação está aumentando, os avanços no desempenho da CPU estão diminuindo, diz o comunicado oficial da NVIDIA.

Com a Mellanox, a NVIDIA otimizará o trabalho em datacenter, rede e armazenamento para obter maior desempenho, maior utilização e menor custo operacional para os clientes.

O surgimento da IA e da ciência de dados, assim como bilhões de usuários simultâneos de computadores, está alimentando a demanda crescente nos data centers do mundo”, disse Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. O atendimento a essa demanda exigirá arquiteturas que conectem um grande número de nós de computação rápida a malhas de redes inteligentes para formar um mecanismo gigante de computação em escala de datacenter.

Estamos empolgados em unir a plataforma de computação acelerada da NVIDIA com a mundialmente renomada plataforma de rede acelerada da Mellanox sob um mesmo teto para criar soluções de computação de escala de datacenter de última geração. Estou particularmente entusiasmado em trabalhar de perto com os líderes visionários da Mellanox e sua incrível equipe para inventar os computadores de amanhã, concluiu.

O CEO da Mellanox também se manifestou:

Compartilhamos a mesma visão para a computação acelerada que a NVIDIA, disse Eyal Waldman, fundador e CEO da Mellanox. A combinação de nossas duas empresas é uma extensão natural de nossa parceria de longa data e é um ótimo ajuste, dadas nossas culturas comuns orientadas pelo desempenho. Essa combinação fomentará a criação de tecnologia poderosa e oportunidades fantásticas para o nosso pessoal.

As empresas têm uma longa história de colaboração e inovação conjunta, refletidas em suas recentes contribuições para a construção dos dois supercomputadores mais rápidos do mundo, Sierra e Summit, operados pelo Departamento de Energia dos EUA.

Muitos dos principais provedores de serviços em nuvem do mundo também usam GPUs NVIDIA e interconexões Mellanox.

A NVIDIA espera que sua aquisição da Mellanox seja concluída até o final do ano.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.