NVIDIA envia 62 MB de blobs de firmware binário GSP para Linux-Firmware.Git

A NVIDIA envia 62 MB de blobs de firmware binário GSP para Linux-Firmware.Git. Conforme mencionado na semana passada, mesclado para o kernel Linux 6.7 está o suporte ao firmware NVIDIA GSP no driver Nouveau para que esses blobs de firmware NVIDIA possam lidar com a inicialização de hardware e tarefas relacionadas ao gerenciamento de energia. Este suporte é opcional no momento para o hardware da série GeForce RTX 20/RTX 30 com Nouveau, mas necessário se quiser melhor desempenho por meio de reclocking das GPUs. O firmware GSP é um requisito obrigatório para Nouveau com GPUs NVIDIA RTX 40 e daqui para frente.

A adoção do suporte do NVIDIA GPU System Processor (GSP) pela Nouveau facilita as responsabilidades do driver, pois cabe a esse coprocessador e binários de firmware lidar com várias tarefas de gerenciamento de GPU da mesma forma que o driver proprietário da NVIDIA está utilizando o GSP. Além das adaptações do driver do kernel Nouveau DRM para usar o GSP, também depende dos binários do firmware presentes no sistema. Fundido hoje ao Linux-Firmware.Git é o despejo inicial desses arquivos de firmware.

NVIDIA envia 62 MB de blobs de firmware binário GSP para Linux-Firmware.Git

Com o suporte de firmware GSP para Turing, Ada e Ampere, isso equivale a 62 MB de novos blobs de firmware adicionados à árvore Linux-Firmware.Git. Esses blobs de firmware não são pequenos, mas bastante grandes. Para piorar a situação, não há ABI estável no momento para o firmware GSP, portanto, com as novas versões do driver NVIDIA, vem o firmware revisado.

Neste momento, o driver Nouveau tem como alvo o estado do firmware NVIDIA R535, mas eventualmente eles precisarão migrar para uma versão mais recente para suporte e/ou recursos de hardware mais recentes, momento em que eles precisarão fazer upload desses novos binários separadamente devido ao ITB instável. Inflando ainda mais o repositório linux-firmware.git.

Não é apenas uma bagagem extra para linux-firmware.git, mas também para as distribuições Linux, que por sua vez enviam os pacotes linux-firmware aos usuários. Quando se trata de agrupar os arquivos de firmware no initramfs, eles também aumentarão de tamanho. A Red Hat tem trabalhado em melhorias nesta área para evitar o aumento excessivo da partição de inicialização e o inchaço do firmware para sistemas que não usam GPUs NVIDIA ou que não sejam de uma família/versão específica.

O compromisso da NVIDIA de adicionar esses binários de firmware GSP explica:

Essas imagens de firmware são necessárias para fornecer suporte de descarregamento de GSP em GPUs Turing (TU10x) e posteriores. O processador do sistema GPU é um coprocessador RISC-V usado para descarregar tarefas de inicialização e gerenciamento de GPU. O driver proprietário da Nvidia (também conhecido como Resource Manager ou RM) é dividido entre uma parte da CPU do host (CPU-RM) e a parte do GSP (GSP-RM). O driver Nouveau também pode carregar, inicializar e usar GSP-RM para fins semelhantes, e é por isso que essas imagens binárias estão incluídas.

Os arquivos gsp-xxx.yy.zz.bin contêm o próprio GSP-RM e são extraídos do pacote “.run” do driver proprietário da Nvidia. As outras imagens binárias são carregadores de inicialização de suporte extraídos do repositório git “OpenRM” da Nvidia em https://github.com/NVIDIA/open-gpu-kernel-modules usando o script extract-firmware-nouveau.py.

Para alguma referência de tamanho, a pasta linux-firmware.git/amdgpu equivale a 80 MB de arquivos de firmware… Para todos os arquivos de firmware de GPU desde GPUs pré-GCN de uma década atrás até as mais recentes GPUs de consumidor/estação de trabalho e aceleradores de instinto. Enquanto isso, apenas os binários de firmware GSP têm 62 MB apenas para a série RTX 20/30/40, enquanto os outros arquivos de firmware NVIDIA assinados na árvore adicionam mais alguns megabytes.

Agora vamos avaliar este novo suporte Nouveau com Linux 6.7 para ver o quanto ele melhora a situação de código aberto para hardware da série RTX 20/30, bem como o suporte inicial de GPU RTX 40 no Nouveau. Para aqueles em GPUs anteriores ao RTX 20, este firmware não é relevante, com o GSP sendo introduzido apenas com GPUs RTX 20 (Turing).

Fonte

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile