NVIDIA faz o Physx 5.1 SDK de código aberto

Confira os detalhes. Isso equivale a uma grande queda de código, documentação e ativos relacionados a 662k.

Em 2019,a NVIDIA de código aberto PhysX 4.1 SDK e estava trabalhando em uma queda de código aberto PhysX 5.0 enquanto não ouvimos mais nada sobre o assunto nos últimos dois anos. O lançamento de código aberto NVIDIA PhysX 5.1 SDK de código aberto saiu de surpresa.

Há mais de uma década, a NVIDIA comprou a Ageia como a empresa por trás da PhysX e na época focada em tentar empurrar placas aceleradoras físicas para jogos. Desde a aquisição da NVIDIA, a PhysX tem se concentrado na aceleração da GPU e para o outrora proprietário SDK, há mais de meia década, a NVIDIA começou a abri-lo no que diz respeito aos caminhos SDK e CPU.

NVIDIA faz o Physx 5.1 SDK de código aberto

Portanto, este é o lançamento PhysX 104.0, PhysX SDK 5.1. Isso equivale a uma grande queda de código, documentação e ativos relacionados a 662k. Para os interessados no NVIDIA PhysX SDK, o código de código recém-aberto pode ser encontrado através deste repositório do GitHub.

Atualização de driver Big Nouveau para Linux 6.2 vai melhorar o suporte NVIDIA de código aberto

Já faz muito tempo desde que houve mudanças notáveis no driver Nouveau DRM mescladas ao kernel Linux para melhorar o suporte gráfico NVIDIA de código aberto. Felizmente, isso está mudando com o Linux 6.2 definido para receber uma atualização bastante grande.

Isso equivale a uma grande queda de código, documentação e ativos relacionados a 662k.

O driver Nouveau upstream no kernel Linux que fornece esse suporte de driver de engenharia reversa de código aberto não mudou muito nos últimos anos. Em particular, desde a série GeForce GTX 900 e os requisitos de firmware assinados, essas GTX 900 Maxwell e as séries de GPU mais recentes ficaram presas à execução nas frequências de clock de inicialização baixas com a incapacidade de aumentar para os estados de desempenho mais altos. 

Como resultado, o desempenho gráfico do driver de código aberto foi horrívelpara a série GTX 900 e posterior. Tudo bloqueado pelos requisitos de firmware assinados e falta de acesso à PMU.

Detalhes sobre o recurso

O driver do kernel Nouveau adicionou suporte para novas gerações de GPUs ao longo do tempo, mas geralmente meses após a estreia das GPUs. Inicialmente, também é limitado apenas ao suporte de configuração de exibição/modo e, após o longo processo de publicação de um novo firmware assinado, geralmente o suporte ao driver Nouveau passa para o suporte à aceleração de hardware – novamente, limitado às velocidades de inicialização lentas e no espaço do usuário limitado ao driver Nouveau OpenGL Gallium3D, enquanto nos últimos meses o driver Vulkan “NVK” foi iniciado, mas ainda não está pronto para os usuários finais.

Felizmente, estamos finalmente à porta da mudança e essa base de código em si não é adequada para upstreaming. Mas os desenvolvedores do Nouveau começaram a fazer alterações de driver com seu código de kernel para suportar o NVIDIA GPU System Processor (GSP) presente nas GPUs da série RTX 2000 e mais recentes.

Com o Nouveau visando o GSP que faz grande parte do trabalho pesado, eles também podem finalmente ver a luz no fim do túnel para suporte a re-clocking e obter o driver de código aberto em melhor forma para essas GPUs Turing e NVIDIA mais recentes que ostentam o processador do sistema GPU.

Novidades para Linux 6.2

Para o Linux 6.2, eles não estão enviando a transição GSP completa, mas sim “um monte de correções e trabalho de preparação”. Ben Skeggs, da Red Hat, enviou hoje a solicitação de pull das alterações do kernel Nouveau desejadas para o Linux 6.2. Há muita correção de driver do kernel, bem como trabalho de preparação para lidar com a aceleração do Ampere.

A série NVIDIA RTX 30 está finalmente vendo movimento para suporte acelerado de código aberto upstream.

Embora a NVIDIA já tenha introduzido a série RTX 40 “Ada Lovelace”, o driver Nouveau upstream para a série RTX 30 “Ampere” existente até agora só tem suporte para configuração de modo de exibição. No início deste ano, a NVIDIA o desbloqueou ao publicar o firmware assinado Ampere , enquanto o driver do kernel Nouveau não finalizou seu suporte acelerado por hardware nesta configuração pré-ativada para GSP. Com o Linux 6.2 há pelo menos o trabalho de preparação da aceleração Ampere. Além disso, há vários trabalhos de preparação prontos para o Linux 6.2 para a transição posterior para o suporte ao GSP com o driver Nouveau.

Esta é a solicitação de pull para um monte de correções e trabalho de preparação que foi feito para dar suporte à aceleração do Ampere antes da disponibilização do GSP-RM. Ele usa o firmware ACR lançado pela NVIDIA em linux-firmware, como fazemos em GPUs anteriores. O trabalho para suportar a execução no GSP-RM também depende muito de várias partes desta série.Além do novo suporte a HW, a estabilidade geral do driver deve ser aprimorada, especialmente em relação à recuperação de HW de bugs que podem ser gerados por componentes de driver de espaço do usuário.

Veja esta solicitação de pull para o conjunto de alterações do Nouveau atingir o kernel Linux 6.2.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile