Nvidia investiga possível ataque cibernético a sistemas da empresa

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

Os ataques cibernéticos estão cada vez mais se intensificando, fazendo muitas empresas reforçarem ainda mais a sua segurança. Agora, por exemplo, a gigante americana de chips Nvidia confirmou que está investigando um provável ataque cibernético (classificado pela empresa como “incidente”) que supostamente derrubou alguns de seus sistemas por dois dias.

Um possível ataque cibernético atinge a Nvidia

Os sistemas impactados no que parece ser um ataque cibernético incluem as ferramentas de desenvolvimento e os sistemas de e-mail da empresa. A interrupção relatada é resultado de uma invasão de rede e ainda não se sabe se algum dado comercial ou de cliente foi roubado durante o incidente.

A empresa tornou público o possível hack e, avalia se realmente foi um ataque cibernético, bem como os danos causados nesse possível ataque. Como o fato ocorreu na última quinta-feira e, a empresa fez a divulgação ontem, ela deve divulgar mais informações assim que as tiver.

nvidia-investiga-possivel-ataque-cibernetico-a-sistemas-da-empresa

Natureza do possível ataque

A Nvidia disse ao BleepingComputer que a natureza do incidente ainda está sendo avaliada e que as atividades comerciais da empresa não foram afetadas. “Estamos investigando um incidente. Nossos negócios e atividades comerciais continuam ininterruptas”, disse um porta-voz da Nvidia ao BleepingComputer. Esperamos que os próximos dias nos tragam mais informações sobre esse “incidente”.

A Nvidia disse ainda que, nesse momento não tem mais informações para revelar. “Ainda estamos trabalhando para avaliar a natureza e o escopo do evento e não temos informações adicionais para compartilhar neste momento”.

Uma fonte descreveu este incidente como tendo “comprometido completamente” os sistemas internos da Nvidia. No entanto, a empresa afirma que as atividades comerciais da empresa não foram afetadas. Assim, não temos como saber a real situação nesse momento, apenas quando a empresa conseguir identificar o que realmente aconteceu com os seus sistemas.

Alguns relatórios especulam que a Rússia está por trás desse incidente. No entanto, não há nada indicando que isso seja verdade no momento. Como já dissemos, precisaremos aguardar a apuração disso por parte da Nvidia.

Em 8 de fevereiro, a fabricante de chips americana encerrou os esforços anunciados anteriormente para adquirir a gigante britânica de semicondutores Arm por US$ 80 bilhões. E, agora, precisará mudar o foco da empresa, pelo menos nesse primeiro momento.

Não sabemos quanto tempo a empresa levará para apurar o que houve no que ela chamou de “incidente”. Há grandes chances de um ataque cibernético ser confirmado, assim como pode-se assumir os estragos reais desse possível ataque.

Via: BleepingComputer

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.