NVIDIA lança módulos de kernel de GPU Linux de código aberto

Em uma grande vitória para o código aberto, a NVIDIA revelou oficialmente que lançou módulos de kernel de GPU Linux de código aberto. Além disso, a versão do driver 515.43.04 foi lançada. Este é um grande passo e espero que o sinal de mais para vir da NVIDIA. Portanto, a NVIDIA lança módulos de kernel de GPU Linux de código aberto, além do beta driver 515.43.04.

Esta versão é um passo significativo para melhorar a experiência de uso de GPUs NVIDIA no Linux, para uma maior integração com o sistema operacional e para os desenvolvedores depurarem, integrarem e contribuírem de volta. Para provedores de distribuição Linux, os módulos de código aberto aumentam a facilidade de uso. 

Eles também melhoram a experiência imediata do usuário para assinar e distribuir o driver da GPU NVIDIA. A Canonical e a SUSE são capazes de empacotar imediatamente os módulos de kernel abertos com o Ubuntu e SUSE Linux Enterprise Distributions.

A NVIDIA diz que a cada novo lançamento de driver, eles publicarão as fontes mencionadas no GitHub e aceitarão contribuições da comunidade e de outros desenvolvedores.

NVIDIA lança módulos de kernel de GPU Linux de código aberto e também a versão beta do Driver 515.43.04

Por enquanto, as GPUs do data center estão “prontas para produção”. No entanto, as GPUs GeForce e Workstation normais (o que todos nós usamos) estão em uma “qualidade alfa” para Turing e Ampere, mas a NVIDIA planeja continuar melhorando e “suporte completo a GeForce e Workstation seguirá em versões subsequentes e os módulos NVIDIA Open Kernel acabarão por suplantar o driver de código fechado”. A NVIDIA também tem trabalhado com empresas como Canonical, Red Hat e SUSE para um melhor empacotamento e implantação de tudo isso.

Ainda há um longo caminho pela frente, pois a NVIDIA diz que atualmente não está em conformidade com o design do kernel Linux upstream e, portanto, ainda não pode ser upstream, mas eles planejam trabalhar em “uma abordagem upstream” com a ajuda novamente da Canonical, Red Chapéu e SUSE. Por enquanto, a NVIDIA diz que pode servir como uma forma de também “ajudar a melhorar o driver Nouveau”, já que poderá usar o mesmo firmware que o driver proprietário principal da NVIDIA.

Quanto à versão de lançamento do driver 515.43.04, aqui estão as principais alterações:

NVIDIA lança módulos de kernel de GPU Linux de código aberto.
  • Adicionado suporte para as extensões Vulkan VK_EXT_external_memory_dma_buf e VK_EXT_image_drm_format_modifier. Para usar essa funcionalidade, o módulo do kernel nvidia-drm deve ser carregado com a configuração do modo DRM KMS habilitada. Consulte a seção DRM KMS do README para obter orientação sobre como habilitar a configuração do modo.
  • Alterado nvidia-suspend.service, nvidia-resume.service e nvidia-hibernate.service para usar WantedBy= em vez de RequiredBy=dependencies para systemd-suspend.service e systemd-hibernate.service. Isso evita um problema em que a suspensão ou hibernação falha se o driver NVIDIA for desinstalado sem desabilitar esses serviços primeiro.
    Consulte https://github.com/systemd/systemd/issues/21991
    Se esses serviços foram habilitados manualmente, pode ser necessário atualizar suas dependências executando sudo systemctl reenable nvidia-suspend.service nvidia-resume.service nvidia-hibernate. serviço
  • Os modos entrelaçados agora são desabilitados quando o estéreo ativo está habilitado.
  • As configurações do NVIDIA X Server agora exibirão a caixa de diálogo de confirmação de saída automaticamente se houver alterações pendentes que precisem ser salvas manualmente. A opção de configuração correspondente para controlar a aparência da caixa de diálogo de saída também foi removida.
  • Removida a mensagem de aviso sobre incompatibilidades entre o compilador usado para compilar o kernel Linux e o compilador usado para compilar os módulos do kernel NVIDIA a partir do nvidia-installer. Compiladores modernos são menos propensos a causar problemas quando esse tipo de incompatibilidade ocorre, e tornou-se comum em muitas distribuições construir o kernel do Linux com um compilador diferente do compilador de sistema padrão.
  • Atualizado o nvidia-installer para ignorar o carregamento de teste dos módulos do kernel em sistemas em que nenhuma GPU NVIDIA compatível é detectada.
  • Atualizado o nvidia-installer para evitar uma condição de corrida que pode fazer com que o carregamento de teste do módulo do kernel falhe devido ao udev carregar automaticamente os módulos do kernel que sobraram de uma instalação de driver NVIDIA existente. Essa falha resultou em uma mensagem de erro de instalação “Erro de carregamento do módulo do kernel: arquivo existe”.
  • Atualizado o valor máximo do Limite de Utilização da Memória de Vídeo RTD3 (NVreg_DynamicPowerManagementVideoMemoryThreshold) de 200 MB para 1024 MB.

Essas mudanças representam o início do suporte para Gamescope nos drivers NVIDIA também! Código-fonte no GitHub, versão do driver aqui. Além disso, você pode ler a versão de Christian FK Schaller da Red Hat aqui.

Via GamingonLinux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile