in

NVIDIA publica documentação de hardware da GPU para ajudar os drivers de código aberto

A documentação de interface de hardware está disponível gratuitamente para auxiliar no desenvolvimento do driver NVIDIA Linux de código aberto (Nouveau).

NVIDIA publica documentação de hardware da GPU para ajudar os drivers de código aberto

Hoje é uma loucura para usuários de código aberto/Linux. É que finalmente a NVIDIA publica documentação de hardware da GPU para ajudar os drivers de código aberto.  É uma informação totalmente inesperada. Assim, haverá documentação de interface de hardware disponível gratuitamente para auxiliar no desenvolvimento do driver NVIDIA Linux de código aberto (Nouveau).

Aqui está a citação oficial enviada pela NVIDIA por e-mail, alertando para esse novo esforço que eles estão prontos para anunciar:

A NVIDIA lançou documentação pública, disponível gratuitamente (licenciada pelo MIT) de partes de sua interface de hardware GPU. Este é um trabalho em progresso; nem todas as interfaces foram publicadas.

Por que NVIDIA publica documentação de hardware da GPU para ajudar os drivers de código aberto

NVIDIA publica documentação de hardware da GPU para ajudar os drivers de código aberto

A NVIDIA está lançando esta documentação para suportar o desenvolvimento de código aberto para suas GPUs, com o projeto Nouveau sendo seu primeiro usuário/projeto conhecido.

Este foi um empreendimento de vários anos que agora foi lançado no GitHub e a documentação sob uma licença do MIT.

A documentação tornada pública neste momento cobre principalmente as gerações de gráficos NVIDIA Maxwell, Pascal, Volta e Kepler. Porém, haverá mais novidades, principalmente em relação à última geração de Turing que certamente gostaríamos de ver mais cedo ou mais tarde. Em relação à documentação Turing de código aberto, este é um trabalho em andamento.

A documentação inicial publicada abrange:

  • suas tabelas de BIOS;
  • bloco de controle de dispositivo;
  • inicialização de dispositivo;
  • segurança em torno do mecanismo Falcon;
  • clock/ajustes de memória;
  • cabeçalhos de programa de sombreamento;
  • estados de energia e vários outros bits.

Embora não seja uma documentação completa, é muito mais do que já vimos da NVIDIA até hoje. Geralmente eles acabam por lançar pequenos recados aleatórios ao longo dos anos. No entanto, esta é a primeira vez que eles estão distribuindo a documentação sob um repositório/projeto/espaço unificado com mais documentação a reboque. Isso remonta pelo menos a 2012, quando eles disseram que lançariam mais documentos. Contudo, somente agora parece que estão cumprindo essa promessa de ajudar a Nouveau.

O que ainda falta?

No entanto, infelizmente, não há ajuda com o maior desafio de Nouveau de re-clocking/firmware assinado desde GTX série 900. Há uma obstrução real para ser capaz de reprogramar o hardware para operar em suas velocidades de clock efetivas, em vez de velocidades de clock inferiores. Ao questionar a NVIDIA, eles estão cientes da situação. Porém, não têm solução para anunciar agora.

Então, o novo espaço da NVIDIA para documentação de código aberto da GPU pode ser encontrado via NVIDIA/Open-GPU-Doc no GitHub e na visualização HTML .

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Quase metade das extensões do Chrome tem menos de 10 instalações

Quase metade das extensões do Chrome tem menos de 10 instalações

Anodyne 2: Return to Dust será lançado para Linux

Anodyne 2: Return to Dust será lançado para Linux