Home Artigo O 5G é o “culpado” pela disseminação do coronavírus?

O 5G é o “culpado” pela disseminação do coronavírus?

Vacina da Pfizer/BioNTech' contra Covid-19 está à venda na dark web
Imagem: The Guardian.

5G de quê? Perigoso, eficiente, atualizado ou desconhecido? Quando algumas pessoas conectam o lançamento do 5G com a disseminação do coronavírus, na visão de algumas pessoas, o 5G é igual à “fonte” do vírus. Nas redes sociais, em diferentes grupos, milhares de membros repetiam comentários falsos, dizendo às pessoas repetidas vezes que: “5G é uma das razões para a propagação do vírus”. Mas, será que a tecnologia teria esse poder?

As pessoas sempre têm dúvidas sobre a tecnologia do 5G. Eles acreditam que é uma tecnologia de comunicação mais poderosa. E assim, pode danificar inadvertidamente o sistema imunológico das pessoas; eles acreditam que o 5G é um experimento de controle da mente e a continuidade do experimento da CIA MKUltra (Controle da mente humana); eles também acreditam que o 5G ainda não foi analisado com cautela.

Aqueles que mantêm essa visão se opõem resolutamente ao lançamento de cada novo produto e usam ações práticas para resistir a ele. Os trabalhadores que tentarão instalar cabos de fibra óptica para o 5G estão sendo atacados e as torres de sinal de celular estão sendo incendiadas com muita frequência.

No Twitter, um vídeo assistido por milhões de pessoas há uma cena em que uma mulher “corajosa” parou um membro da equipe para impedir a instalação de antenas e cabos. Essa senhora não possui nenhuma evidência científica para provar o dano do 5G, mas disse:

Você sabe, quando eles ligarem, isso pode matar todo mundo, e é por isso que eles construíram o hospital. Você tem filhos? Você tem pais? Eles estão pagando a você um salário alto o suficiente para matá-los? – Disse a mulher interrompendo os serviços.

A cantora britânica Anne Marie e os juízes do British Talent Show Holden também contribuíram para essa teoria nas mídias sociais. Eles publicaram um link de petição na rede social, deixando claro que muitos sintomas de coronavírus são causados ??por pacientes que moram perto das torres de sinal 5G.

Embora esse compartilhamento tenha sido excluído depois, a teoria se espalhou. Na semana passada, parte das torres de sinal de celular em diferentes partes do Reino Unido sofreram incêndios provocados por pessoas que acreditam na ideia maléfica do 5G. Aqueles que acreditam nesse boato querem “salvar vidas” com suas ações reais e “impedir a propagação de vírus”, destruindo novas instalações de torres.

Imagem reprodução The Next Web

Por que o 5G está vinculado a rumores? Uma razão é que Wuhan lançou recentemente uma rede 5G. Como a cidade foi a primeira do surto do coronavírus, os defensores dos rumores acreditam que “Wuhan instalou muitas torres 5G, por isso se tornou o primeiro local do surto”.

Os defensores desses rumores ignoraram silenciosamente um fato. Como um vírus humano, o próprio coronavírus se espalhou em cidades densamente povoadas? Ao mesmo tempo, Wuhan não é a cidade chinesa onde o 5G tenha um crescimento significativo, nem mesmo uma das cidades-piloto preferidas da China Telecom e da China Mobile. No Irã sem nenhum rede 5G, o coronavírus esta se alastrando com força total.

Teorias 5G semelhantes foram amplamente divulgadas antes do vírus, mas o vírus deu a esse boato uma nova “realidade”. Essa variante da teoria da conspiração tenta dizer que o coronavírus é “uma invenção” e sua existência é para encobrir várias mortes causadas pela introdução do 5G.

Mas nenhum especialista disse que o 5G ou qualquer outro espectro de transmissão licenciado publicamente causará danos à saúde das pessoas. A organização independente britânica de verificação de fatos Full Fact também analisou essa afirmação, descobrindo que, embora o 5G use frequências de rádio mais altas que 4G ou 3G, os níveis de radiação eletromagnética do 5G registrados pelos reguladores britânicos são muito inferiores aos padrões internacionais.

Imagem reprodução Business Insider

Na Grã-Bretanha, onde as torres são frequentemente incendiadas, é quase impossível impedir as pessoas de destruir importantes infra-estruturas.

Nick Jeffery, CEO da Vodafone no Reino Unido , disse : “Lamento dizer que, neste momento de crise neste país, sabotadores maliciosos realizaram uma série de ataques criminosos à torres de sinal de celular… isso agora está relacionado à segurança nacional, a polícia. E assim, o departamento antiterrorismo está conduzindo investigações “.

Para os funcionários do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) que ainda estão lutando na linha de frente, a interrupção da rede também afetou seu trabalho normal. Stephen Powis, diretor do NHS, disse no British Daily Coronavirus Briefing:

As pessoas agem na infraestrutura que utilizamos para responder a emergências de saúde, o que me deixa muito zangado e com nojo. Nossos serviços de emergência e equipe médica também precisam usar essas redes de comunicação. Os rumores do 5G são completamente absurdos e as piores notícias fakes. A realidade é que as redes de telefonia móvel são críticas para cada um de nós.

Imagem reprodução ZME Science
Com informações do Business Insider, Sky News, The Next Web, The Guardian e ifanr.