Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

01/06/2021 às 19:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

O Android 12 trará o fim dos menus de compartilhamento de terceiros

o-google-remove-alguns-recursos-do-pixel-themes-no-android-12

Android Sharesheet é o menu que aparece na parte inferior quando você clica no botão de compartilhamento em um aplicativo, listando todas as opções de compartilhamento possíveis e maneiras de compartilhar algo. Mas, como você deve ter notado, a IU do Android Sharesheet pode ter uma aparência totalmente diferente de aplicativo para aplicativo. Isso ocorre porque o Google não impõe consistência da interface do usuário para a planilha de compartilhamento, permitindo que aplicativos de terceiros e OEMs personalizem-na como quiserem. Uma das maneiras pelas quais os usuários do Android podem ignorar o Android Sharesheet completamente é usando um aplicativo de terceiros como o Sharedr, que oferece uma IU mais consistente e simples que também elimina o Direct Share, que pode ser muito lento para preencher em alguns dispositivos apesar de receber um aumento significativo de desempenho no Android 11. Mas, ao que parece, usar uma planilha de terceiros como um substituto para a planilha do Android não será tão fácil no Android 12.

o-android-12-trara-o-fim-dos-menus-de-compartilhamento-de-terceiros

No Android 12, o Google não permite mais que aplicativos de terceiros se configurem como a planilha de compartilhamento padrão. O desenvolvedor do Sharedr recentemente abriu um tíquete no rastreador de bugs do AOSP, detalhando que no Android 12, o sistema não estava mais mostrando o prompt para escolher entre Sharedr e o Android Sharesheet e sempre abriria o Android Sharesheet por padrão.

Respondendo ao problema, um Googler confirmou que era o comportamento pretendido e não um bug. Em outras palavras, o Google bloqueou aplicativos de terceiros no Android 12 de substituir o shareheet, ou seja, impediu o compartilhamento de terceiros. “Na verdade, nunca pretendemos permitir que os aplicativos substituam a caixa de diálogo de compartilhamento, essa intenção é para que os aplicativos iniciem a caixa de diálogo de compartilhamento. Ser capaz de substituir a caixa de diálogo de compartilhamento também está se tornando cada vez mais impossível – você não poderia implementar a parte de compartilhamento direto da IU, nem as guias de perfil pessoal vs. de trabalho em R, etc. Isso simplesmente não é algo viável para permitir aplicativos para substituir”.

Sharedr e outras alternativas de planilha de compartilhamento de terceiros fora do Android 12

Você ainda poderá usar Sharedr e outras alternativas de planilha de compartilhamento, mas os próprios aplicativos não podem responder ao evento de compartilhamento, portanto, você não terá a opção de defini-los como padrão sempre que tentar compartilhar algo.

No entanto, você terá que selecionar Sharedr na planilha de ações e usá-lo para selecionar seu aplicativo de destino para compartilhar, adicionando outra etapa no processo. Não está imediatamente claro se esse novo comportamento também impedirá que os OEMs do Android personalizem o Android Sharesheet. Por exemplo, OEMs como Samsung e LG permitem que você desabilite a exibição de destinos de compartilhamento direto na planilha de compartilhamento.

Para ser claro, esse problema só se aplica ao Android 12. Se você estiver executando o Android 11 ou posterior, deverá ser capaz de usar o Sharedr ou outros aplicativos de planilha de compartilhamento sem problemas.

Via: XDA-Developers

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.