O App Parler é suspenso da Play Store pelo Google

Por Jardeson Márcio 3 minutos de leitura
Imagem: Rock Content

O Google suspende o aplicativo Parler da Play Store alegando falta de moderação. A decisão foi tomada após a rede social ganhar destaque, nos dias que sucederam o ataque ao Capitólio dos Estados Unidos. A falta de moderação do aplicativo foi a única desculpa dada pelo Google para removê-lo.

Imagem: Poder360

Aplicativo Parler e a Moderação

O Parler tem pouco tempo de evidência. Ele se tornou uma alternativa popular ao Twitter, Facebook e Reddit, principalmente para apoiadores de Trump que estão descontentes com as políticas de moderação dessas plataformas. A verdade é que o Parler, ao contrário dessas outras redes sociais, tem uma abordagem muito direta à moderação.

Como o Parler tem essa falha de moderação, desempenhou um papel no ataque ao Capitólio na semana passada, já que muitos dos envolvidos discutiram abertamente seus planos na rede social. Exemplos dessas postagens foram postados por Sleeping Giants no Twitter, já que a conta ativamente solicitou ao Google e à Apple que removessem o aplicativo Parler de suas respectivas lojas de aplicativos. “Pergunta honesta para AppStore e GooglePlay. Se Parler continuar a permitir incitação e apelos à violência, isso não viola os seus Termos de Serviço para aplicativos?” Conforme postagem abaixo.

A Apple colocou um prazo de 24 horas para o Parler implementar políticas de moderação mais rígidas, enquanto o Google decidiu remover o aplicativo por completo. Ambas decisões são importantes nesse momento em que a rede social é utilizada para fins que atentam contra a democracia e a vida.

Declaração do Google

Além da exclusão do App, um porta-voz do Google forneceu uma declaração sobre o assunto no Twitter. Na mensagem, o porta-voz fala que a exclusão do aplicativo da Play Store é para a proteção da segurança dos próprios usuários e que os desenvolvedores para distribuir um aplicativo por meio do Google Play, precisa implementar moderação. E que sabe que é difícil “moderar tudo”, mas ao menos o conteúdo flagrante precisa ser moderado robustamente.

Infelizmente, essa mudança afeta apenas novos downloads do aplicativo Parler, pois os usuários do Android que já tinham o aplicativo instalado continuarão a poder usá-lo. A menos que o aplicativo seja restabelecido no Google Play, Parler também não será capaz de enviar nenhuma atualização.

Com informações de: 9TO5Google
Share This Article
Sair da versão mobile