Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais

youtube-duplica-a-acessibilidade-com-novos-recursos

Vídeos

Notícias

16/09/2021 às 17:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

O chip Tensor do Google pode ser um dos mais rápidos já usados no Android

Os detalhes do chip é que revelam essa característica

o-chip-tensor-do-google-pode-ser-um-dos-mais-rapidos-ja-usados-no-android
1/5 - (1 vote)

Informações vazadas de uma unidade Pixel 6 Pro real sugerem que o chip Google Tensor incluído pode ser um dos chips mais rápidos disponíveis para telefones Android.

O Google desenvolveu seu próprio chip, chamado de “Tensor” para utilização em seus telefones Pixel, dando a eles mais eficiência. Mas o Google não quis revelar muito sobre ele e, ficamos impossibilitados de fazer qualquer comparação com chips de outras empresas, como os da Qualcomm e Samsung, por exemplo.

No fim de semana, uma lista do “Pixel 6 Pro” apareceu no Geekbench, uma ferramenta comum para benchmarking de computadores e smartphones que compartilha muitas das especificações desse dispositivo. No entanto, tivemos logo em seguida informações mais ainda mais confiáveis do XDA-Developers, corroborando com algumas infirmações da lista.

Algumas informações sobre o processador Google Tensor definido para estrear na série Pixel 6, surgiram e, podem trazer boas notícias. Os detalhes cruciais sobre a fonte do XDA do chip Google Tensor suportada são a disposição dos núcleos do processador, bem como suas frequências, que juntos são suficientes para decifrar o design completo.

Chip Tensor do Google pode ser mais rápido que os concorrentes

o-chip-tensor-do-google-pode-ser-um-dos-mais-rapidos-ja-usados-no-android
Imagem: Reprodução | 9to5Google

De acordo com as informações, o chip Google Tensor do Pixel 6 muda as coisas mais para atividades de alta potência, com uma configuração “2+2+4”. Especificamente, as frequências usadas, bem como os detalhes ocultos da lista do Geekbench, apontam para dois núcleos Cortex-X1 e quatro núcleos Cortex-A55 para o low-end. Comparado com os processadores Snapdragon 888 e Exynos 2100, a diferença é um núcleo A78 a menos em troca de um segundo X1.

Quando o Cortex-A78 e o Cortex-X1 foram anunciados, os dois são bastante semelhantes em design, mas onde o A78 equilibra desempenho e eficiência de energia, o X1 vai all-in no desempenho bruto, oferecendo cerca de 23% de aumento.

Embora seja difícil dizer sem colocá-lo à prova, os sinais atualmente apontam para o Pixel 6 sendo potencialmente mais rápido do que os atuais telefones Snapdragon 888 por causa do chip Google Tensor, se talvez à custa da eficiência de energia, aponta o 9to5Google.

o-chip-tensor-do-google-pode-ser-um-dos-mais-rapidos-ja-usados-no-android
Imagem: Reprodução | 9to5Google

Por outro lado, porém, de acordo com o benchmarking do Geekbench, o Pixel 6 Pro teve pontuação muito mais baixa do que telefones com o Snapdragon 888. É possível que a pontuação baixa tenha sido apenas um acaso, ou ainda é possível que a listagem seja totalmente falsa, lembra o 9to5Google.

Se esse vazamento for verdadeiro, esta seria uma correção de curso importante para a série Pixel. Entre o desempenho de aprendizado de máquina significativamente aprimorado do Cortex-X1 e a TPU (unidade de processamento de tensor) integrada do chip Tensor, fica claro que o Google está dando ênfase em tornar os smartphones Pixel excelentes por meio de sua capacidade de aprendizado de máquina.

A maior diferença este ano é que o Pixel 6 e o ??Pixel 6 Pro terão o poder de computação bruto para fazer essas tarefas rapidamente, ao contrário do Pixel 5, que deixou o Núcleo Neural para trás.

Via: 9to5Google / XDA-Developers

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

1/5 - (1 vote)

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.