in

O Chrome 90 ganha velocidade e segurança

Os ganhos partem de uma mudança de política um tanto quanto atrasada

o-chrome-90-ganha-velocidade-e-seguranca
Imagem: Pinterest

O Google parece que agora está empenhado em recuperar o tempo perdido no que diz respeito à implementação de atualizações necessárias. Depois de anos apoiando a adoção generalizada do protocolo HTTP, o Google lançará o Chrome 90 como a primeira versão do navegador da web a transmitir dados de e para sites usando HTTPS.

- Anúncios -
o-chrome-90-ganha-velocidade-e-seguranca
Imagem: Bleeping Computer

A implementação vem um tanto quanto atrasada, mas é totalmente válida. O anúncio do Chromium Blog deixa claro que as entradas de endereço que não incluem o prefixo de protocolo serão alteradas para incluir https: // em vez de http: // antes da navegação.

Chrome: HTTPS, mais velocidade e segurança

Essa mudança gera bastante positividade, uma vez que isso irá acelerar o tempo de carregamento ao ignorar um redirecionamento de HTTP para HTTPS em muitos sites que já suportam o padrão mais seguro que permite comunicações bidirecionais criptografadas entre o seu navegador e o site. Dessa forma, os usuários além da velocidade, ganharão ainda mais segurança.

O Chrome ainda mudará para HTTP se encontrar um site que não ofereça suporte a HTTPS, embora vá reclamar de seu risco e, aí é com você, se desejar prosseguir. Além disso, ele também permanecerá com HTTP para endereços IP, nomes de host reservados e domínios de rótulo único, por exemplo.

A maioria de sites já oferece o suporte ao padrão HTTPS, o que é mais seguro para os usuários. No entanto, os que ainda continuam com o padrão HTTP continuarão com o suporte para acesso pelo Google Chrome. Ou seja, pelo menos com isso, você não precisará se preocupar, por enquanto. Esperamos, inclusive, que a tendência seja todos os sites aderirem ao HTTPS.

A política estará em vigor para o lançamento do Chrome 90 em desktop e Android e posteriormente para iOS. A versão beta do Chrome foi lançado no início desse mês e, parece que teremos muitos recursos implementados na versão final.

Com informações de: Android Police

Written by Jardeson Márcio

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias.
Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

oneplus-9-pro-telefones-estao-superaquecendo

Série 9 OnePlus já recebe atualização OxygenOS no mesmo dia do lançamento

Firefox 88 Beta adiciona suporte de zoom suave para Linux no Wayland e habilita AVIF por padrão

Firefox 88 Beta adiciona suporte de zoom suave para Linux no Wayland e habilita AVIF por padrão