Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

03/08/2021 às 13:27

5 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

O Google Assistente adiciona configurações de acessibilidade no Android

Uma notificação de microfone foi adicionada

modo-de-direcao-do-google-assistente-tem-tela-inicial-finalmente-reformulada

O Google Assistente está adicionando configurações de acessibilidade no Android. Algo semelhante a Smart Displays e alto-falantes. No entanto, a funcionalidade exata não sabemos ao certo ainda. Talvez, a empresa nos diga algo em breve, ou não.

Entrar nas configurações do Assistente (por meio do Google app) hoje revela a adição de um menu “Acessibilidade” logo abaixo da sensibilidade “Ok Google”. A descrição diz que isso é para fornecer “Suporte para deficiências visuais, auditivas, motoras e cognitivas”. 

O menu, que não é muito legível quando o tema escuro do Google app é habilitado devido a um bug, de acordo com o 9to5Google, apresenta duas opções. Por padrão, “Notificação de abertura do microfone” e “Notificação de fechamento do microfone” estão ativadas. “Disponibilidade” está listada como “Telefones Android 6.0+”.

Essa nova configuração não vem com um manual de utilização e funcionalidade, no entanto. O 9to5Google revela que, em seus breves testes não descobriram o que essas opções controlam. Segundo eles, elas podem ser análogas à opção Smart Display para “Reproduzir som de início/fim “. Mas não temos certeza se eles estão certos nisso.

Novas opões de configurações de acessibilidade no Google Assistente

o-google-assistente-adiciona-configuracoes-de-acessibilidade-no-android
Imagem: Reprodução | 9to5Google

Como apontado como opção da funcionalidade das novas configurações, uma analogia ao Smart Display para “Reproduzir som de início/fim, tecnicamente, essa funcionalidade funcionaria assim, de acordo com o suporte do Google:

Você ouvirá um som quando seu dispositivo ouvir “Ok Google”.

Você ouvirá um som quando o dispositivo terminar de ouvir sua solicitação.

No entanto, a possibilidade mais provável é que as novas funcionalidades ainda não estejam ativas, pois a ativação/desativação não faz diferença no novo Google Assistant (NGA) ou no normal em dispositivos não Pixel, por exemplo.

Enquanto isso, com a descrição do Assistente, o Google provavelmente adicionará mais configurações de acessibilidade aqui no futuro. Outras adições recentes à página de configurações do Assistente incluem “Fotos”, “Tela de bloqueio” e “Seus apps”.

Não sabemos quando o Google ativará as novas configurações (supondo que elas ainda não estão ativas), nem as funcionalidades reais delas. Nos breves testes realizados pelo 9to5Google, não ficou claro qual a real funcionalidade das novas configurações. Além disso, essas novas configurações podem ser algo mais simples do que esperamos, ou simplesmente trazerem apenas os efeitos sonoros de início e fim da comunicação com o Google Assistente.

Talvez o Google nos diga algo em breve, ou simplesmente não. Assim, talvez as funcionalidades sejam apenas ativas, sem uma palavra da empresa, o que não seria surpresa.

Via: 9to5Google

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.