O Google Authenticator para iOS agora pode exigir Face/Touch ID antes de mostrar os códigos 2FA

Imagem: Leak.pt

No final do ano passado, o aplicativo 2FA (Autenticação de dois fatores) do Google recebeu uma grande atualização do iOS que introduziu um novo design e um tema escuro, bem como transferências de contas em massa. O Google Authenticator agora pode exigir a confirmação do Face ou Touch ID antes de mostrar seus códigos.

De acordo com a descrição do próprio aplicativo, para quem não sabe, “o Google Authenticator gera códigos da verificação em duas etapas no seu smartphone. A verificação em duas etapas oferece maior segurança para sua Conta do Google porque exige uma segunda etapa de verificação no login. Além da senha, você precisará de um código gerado pelo app Google Authenticator no seu smartphone”. Um aplicativo para aumentar sua segurança.

No iOS, de acordo com o 9to5Google, a versão 3.2.0 do Authenticator adiciona o recurso “Privacidade de tela” do Google. Semelhante ao Drive e Fi, você precisará autenticar por impressão digital ou usar o Face ID antes que a lista de códigos 2FA seja exibida.

Nas configurações, no menu flutuante, você pode definir se “Exigir autenticação” ocorre imediatamente, após 10 segundos, 1 minuto ou 10 minutos. Anteriormente, o Face ou Touch ID era apenas necessário antes de exportar contas do Google Authenticator. No entanto a exigência foi ampliada com a nova versão do aplicativo.

Enquanto isso, o Google expandiu o recurso de transferência de conta, útil ao configurar novos dispositivos, para mais de 10 contas por geração de código QR. Esta deve ser uma grande economia de tempo para aqueles com muitas contas online, por exemplo.

Imagem: Google

Google Authenticator e a exigência de uso do Face ou Touch ID

Por falar em ter muitas credenciais, o Google Authenticator agora tem uma barra de pesquisa simples na parte superior da tela do iOS. O cliente Android não possui esse recurso específico, embora a transferência em massa já deva estar presente. 

As notas de lançamento completas da App Store estão abaixo e vêm como iOS 15, iPadOS 15 e macOS Monterey adiciona um gerador de código de dois fatores integrado e preenchimento automático.

  • Adicionada a capacidade de transferir muitas contas para um dispositivo diferente;
  • Adicionada a capacidade de pesquisa de contas;
  • Adicionada a capacidade de ativar a tela de privacidade.

A adição de exigência do uso de Face/Touch ID antes de mostrar os códigos 2FA é mais um fator de segurança que auxilia ainda mais na privacidade dos usuários do iOS. Talvez, a exigência seja implantada no Android em breve, exigindo o uso de impressão digital ou senha. No entanto, não temos certeza se isso acontecerá.

Via: 9to5Google
Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile