O Google cancela o aplicativo Mensagens para telefones não licenciados

Por Jardeson Márcio 2 minutos de leitura
Imagem: Shifter

O aplicativo de mensagens do Google está recebendo mais funcionalidade. No entanto, uma implementação está sendo realizada para que o aplicativo seja cancelado em dispositivos Android sem licença.

Imagem: Pplware

Aplicativo de mensagens do Google

O Google vem expandindo seu antigo aplicativo de SMS desde 2019. A integração do suporte RCS mundial, incluindo criptografia, também traz consigo outras mudanças desagradáveis. Inclusive, Uma olhada no código-fonte da versão atual do aplicativo revela o que haverá de novo em breve.

Analisando o código-fonte, é possível encontrar “um anúncio” de que o aplicativo Google anuncia que o aplicativo, em breve será excluído dos dispositivos não licenciados pelo Google. “Depois de 31 de março, o aplicativo Mensagens não funcionará mais em dispositivos sem certificação”, afirma o texto traduzido. Com o cancelamento, muitos smartphones serão atingidos, entre eles os da Huawei.

Basicamente essa decisão tem como foco principal  a Huawei, que vende alguns de seus smartphones Android sem licenças do Google há quase dois anos. Inclusive, parece até algo direcionado. Para o aplicativo funcionar nos telefones da empresa, seria preciso obter a licebça com o Google.

Smartphones Huawei afetados

Os dispositivos Android da Huawei foram lançados nas lojas com uma licença do Google, mas ainda não receberam nenhuma atualização do Android 11 devido à licença ou isenção que foi posteriormente revogada. A falta de certificação do novo software pelo Google parece tornar as atualizações impossíveis. E, pelo visto atrapalharão em ainda mais aspectos, como esse, da perda do aplicativo de mensagens nos telefones da empresa.

Além disso, a maioria dos usuários provavelmente está esperando que o RCS seja ativado no Mensagens do Google para finalmente poder usar as funções de chat modernas, por exemplo. O Google planejou o lançamento mundial, independentemente dos provedores de rede, mas ainda parece levar muito tempo. Agora, parece que tudo ficará ainda pior, sem a certificação da empresa.

Com informações de: Smartdroid
Share This Article
Sair da versão mobile