O Google Chrome 103 já está disponível!

Esta versão adiciona algumas melhorias nos tempos de carregamento da página e novas ferramentas para os desenvolvedores da Web trabalharem

O Google tem mantido o ritmo de lançamento das atualizações do Chrome e, nos dá versões cada vez melhores em curto espaço de tempo. Nem um mês após o Chrome 102 ficar estável, a nova versão do Chrome 103 para Android já está disponível.

Google Chrome 103

Esta versão do Google Chrome adiciona algumas melhorias notáveis, mas a maioria delas não são tão visíveis assim. Essa atualização foca em melhorias nos tempos de carregamento da página e novas ferramentas para os desenvolvedores da Web trabalharem. O Chrome traz tempos de carregamento do site mais rápidos graças à pré-busca de link aprimorada.

O Chrome 103 apresenta suporte para o chamado código de resposta HTTP 103 Early Hints – a correspondência entre o número da versão e a especificação HTTP é apenas coincidência. Os navegadores modernos são capazes de pré-buscar o código dos servidores antes mesmo de você clicar ou tocar em um link para tornar o site que você deseja visitar mais rápido. O 103 Early Hints dão a essa prática outro aumento de velocidade, fazendo com que os sites carreguem alguns milissegundos mais rápido.

Isso pode parecer uma pequena vitória, mas como o Google e outros fabricantes de navegadores estão melhorando continuamente os navegadores e os tempos de carregamento, esses pequenos aprimoramentos contribuem para uma experiência melhor.

Suporte para .avif para API de compartilhamento da Web

As atualizações anteriores do Google Chrome já introduziram muitos recursos. O navegador já permite que sites se conectem a planilhas de compartilhamento em todo o sistema e, agora, a empresa também está adicionando suporte a .avif para esses métodos. Isso permitirá que aplicativos da web como o Twitter também funcionem com arquivos de mídia .avif, que não faziam parte dos tipos de arquivos permitidos antes. O formato do arquivo deve economizar mais espaço do que outros, como .pngs ou .jpegs.

Acesso a fontes locais

Aplicativos da Web agora podem acessar fontes locais armazenadas em seu dispositivo, permitindo que elas sejam renderizadas. Você deve saber como alguns editores de imagens da Web solicitam que você importe fontes diretamente em sua interface para fazê-las funcionar com elas. Isso pode em breve ser uma coisa do passado, pelo menos quando esse recurso de acesso a fontes locais for desenvolvido e os desenvolvedores estiverem aproveitando amplamente.

O Chrome 103 está atualmente disponível como uma versão de canal estável. No Android, você pode baixá-lo na Play Store ou via APK Mirror. Para iOS, você o encontrará na App Store. Em computadores, está disponível no site do Chrome, que oferecerá automaticamente a versão correta para seu sistema operacional.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile