Categorias

Android

Games

Notícias Linux

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias Linux

07/05/2021 às 14:00

9 min leitura

Por Jardeson Márcio

O Google deseja habilitar a autenticação multifator por padrão

o-google-deseja-habilitar-a-autenticacao-multifator-por-padrao

O Google planeja forçar todos os seus usuários a usarem a autenticação de dois fatores (2FA), que pode impedir que invasores assumam o controle de suas contas usando credenciais comprometidas ou adivinhando suas senhas. O Google deseja habilitar a autenticação multifator por padrão e, talvez isso aconteça antes do que imaginamos.

“Em breve, começaremos a inscrever usuários automaticamente na 2SV se suas contas estiverem configuradas apropriadamente”, revelou Mark Risher, diretor de gerenciamento de produtos, identidade e segurança do usuário do Google. Essa mudança visa aumentar a segurança das contas de usuário do Google, removendo a “única grande ameaça” que torna mais fácil hackear: senhas que são difíceis de lembrar e, pior ainda, fáceis de roubar por meio de violações de dados e phishing.

Imagem: 9to5Google

Como acontecerá essa transição para a autenticação multifator?

No primeiro processo, a empresa pedirá aos usuários já inscritos no 2FA (também conhecido como verificação em duas etapas ou 2SV) que confirmem sua identidade tocando em um prompt do Google em seus smartphones sempre que fizerem login. “Usar seu dispositivo móvel para fazer login oferece às pessoas uma experiência de autenticação mais segura do que senhas sozinhas”, acrescentou Risher.

Para se inscrever na autenticação de dois fatores para sua Conta do Google agora, clique aqui e clique no botão “Começar” para adicionar uma camada extra de segurança e impedir que invasores acessem seus dados.

Em janeiro de 2020, o Google anunciou que iPhones executando iOS 10 ou posterior poderiam ser usados ??como chaves de segurança para verificar logins em dispositivos Chrome OS, iOS, macOS e Windows 10 sem emparelhamento. Além disso, anteriormente, a empresa também tornou o uso da chave de segurança embutida em telefones Android com Android 7.0+ (Nougat)  geralmente disponível, e permitia que usuários de iOS  verificassem os logins nos serviços do Google e Google Cloud  usando telefones Android configurados como chaves de segurança, por exemplo.

Como a autenticação de dois fatores do Google protege sua conta?

Depois que 2FA for habilitado em sua conta (configurada para funcionar por meio de códigos de mensagem de texto/voz, o aplicativo Google Authenticator ou com chaves de segurança), ele bloqueará o acesso não autorizado criando uma camada de defesa extra projetada para evitar tentativas de registros de agentes mal-intencionados dentro.

Isso significa que os invasores não conseguirão assumi-lo, mesmo que consigam roubar suas credenciais, a menos que também tenham acesso ao seu dispositivo para confirmar suas tentativas de login mal-intencionadas.

Assim, com 2FA ativado, você será solicitado a inserir sua senha, como de costume, sempre que fizer login em sua conta do Google. No entanto, você precisará confirmar sua identidade usando um código enviado por mensagem de texto, chamada de voz ou aplicativo móvel. Se você tiver uma chave de segurança, também poderá inseri-la na porta USB do seu computador para confirmar que é você quem está tentando fazer login.

Imagem: El pescador

Esperamos que as pessoas façam a adesão desde já a mais essa camada de segurança para acessarem suas contas de forma ainda mais segura.

Via: BleepingComputer

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Rate this post

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×