in

O Google lança o Android Ready SE Alliance

O lançamento é para impulsionar a adoção de chaves digitais e IDs móveis

o-google-lanca-o-android-ready-se-alliance
Imagem: Reprodução | 9to5Google


Os smartphones já eliminaram os dispositivos de uso único, como câmeras automáticas e tocadores de MP3. O Google agora anunciou o Android Ready SE Alliance para garantir que os novos telefones tenham o hardware subjacente para, eventualmente, substituir as chaves e carteiras do carro/casa. Isso mesmo, chaves digitais serão o futuro!

- Anúncios -
o-google-lanca-o-android-ready-se-alliance
Imagem: Reprodução | 9to5Google

“Recursos de usuário emergentes” como chaves digitais, carteira de motorista móvel (mDL), identificação nacional, ePassports e soluções de eMoney (carteiras) exigem, por exemplo: um hardware à prova de violação, como o chip Titan M do Pixel, que torna possível o armazenamento de chaves à prova de violação para aplicativos Android (para armazenar dados) chamados StrongBox. “Todos esses recursos precisam ser executados em hardware à prova de violação para proteger a integridade dos executáveis do aplicativo e os dados, chaves, carteira do usuário e muito mais. A maioria dos telefones modernos agora inclui hardware à prova de violação discreto, denominado Elemento Seguro (SE)”, revela o Google.

Além disso, a empresa determinou que “SE oferece o melhor caminho para a introdução desses novos casos de uso de consumidor no Android.” Para “acelerar a adoção”, a empresa e os parceiros (Giesecke + Devrient, Kigen, NXP, STMicroelectronics e Thales) anunciaram ontem o Android Ready SE Alliance.

“Os fornecedores de SE estão se unindo ao Google para criar um conjunto de SE Applets de código-fonte aberto, validado e pronto para uso. Hoje, estamos lançando a versão de disponibilidade geral (GA) do StrongBox para SE. Este miniaplicativo está qualificado e pronto para uso por nossos parceiros OEM”, disse o Google ontem.

Além dos telefones, o StrongBox também está disponível para Wear OS, Android Auto Embedded e Android TV. O Google afirma que está atualmente se concentrando em chaves digitais de carros, carteira de motorista móvel e outras credenciais de identidade, com o não denominado “Android OEMs adotando Android Ready SE em seus dispositivos”.

O processo pronto do Android SE Alliance envolve as etapas:

  1. Escolha a peça de hardware validada e apropriada de seu fornecedor de SE;
  2. Habilite o SE para ser inicializado a partir do bootloader e provisione os parâmetros de raiz de confiança (RoT) por meio da interface SPI ou ligação criptográfica;
  3. Trabalhe com o Google para provisionar certificados/chaves de atestado na fábrica SE;
  4. Use a versão GA do StrongBox para o miniaplicativo SE, adaptado ao seu SE;
  5. Integre o código HAL;
  6. Habilite um mecanismo de atualização SE;
  7. Execute testes CTS/VTS para StrongBox para verificar se a integração foi feita corretamente.
Com informações de 9to5Google

Written by Jardeson Márcio

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias.
Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Lançado KaOS Linux 2021.03 com KDE Plasma 5.21 e kernel 5.11

Lançado KaOS Linux 2021.03 com KDE Plasma 5.21 e kernel 5.11

xiaomi-entra-na-fabricacao-de-veiculos-eletricos

Escassez de chips pode aumentar preço dos smartphones da Xiaomi