O Google mostra o Projeto Starline, uma cabine de bate-papo por vídeo 3D

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura
Imagem: Google/YouTube

O Google está trabalhando em uma cabine de bate-papo por vídeo de última geração que faz com que a pessoa com quem você está conversando apareça na sua frente em um vídeo 3D. Pelas imagens, é como se estivessem separados apenas por um vidro. Você pode enxergar as pessoas de diferentes ângulos movendo-se e até mesmo fazendo contato visual, de acordo com o Google, que revelou a cabinGooglee durante uma prévia do projeto em sua conferência I/O, ontem.

O sistema é chamado de “Projeto Starline” do Google é basicamente uma configuração de chat por vídeo 3D muito sofisticada. A plataforma usa várias câmeras e sensores para capturar a aparência e a forma de uma pessoa de diferentes perspectivas. Em seguida, ele os une em um modelo 3D que é transmitido em tempo real para quem eles estão conversando.

Na visualização do Google, o Starline foi usado para ligações pessoa a pessoa (não para bate-papos em grupo), e ambos os lados pareciam estar usando tecnologia especializada para que tudo funcionasse. As imagens, que você pode acompanhar no vídeo abaixo, são realmente fantásticas!

o-google-mostra-o-projeto-starline-uma-cabine-de-bate-papo-por-video-3d
Imagem: Google/YouTube

Cabine 3D: Projeto Starline do Google

Em um vídeo de demonstração, as pessoas que usam a tecnologia descrevem ver as pessoas como se estivessem na mesma sala. É “como se ela estivesse bem na minha frente”, diz uma pessoa.

No momento, o sistema é grande. Parece ser um estande completo, com luzes, câmeras e um banco para sentar, por exemplo. Além disso, o Google afirma que depende de “hardware feito sob medida e equipamentos altamente especializados”.

A Wired relata que o estande contém mais de uma dúzia de sensores de profundidade diferentes e um “display de campo de luz” de 65 polegadas para fazer as pessoas aparecerem em 3D. A tecnologia de campo leve apareceu em algumas aplicações promissoras na última década, mas ainda não se popularizou como uma forma de apresentar as pessoas claramente em 3D.

A cabine de bate-papo por vídeo está disponível atualmente apenas em “alguns” escritórios do Google e planeja testar a tecnologia com parceiros de negócios ainda este ano. O Google mencionou saúde e mídia como dois setores dos quais estava buscando feedback, aponta o TheVerge.

Depois de um ano de dependência constante de bate-papos com vídeo a promessa de chamadas remotas mais realistas é emocionante. O Google faz parecer que o Projeto Starline está longe de ser algo encontrado em todos os escritórios, quanto mais em casa, para suas chamadas de vídeo em 3D. Mas isso significa que a empresa está pelo menos trabalhando em direção a algo que é significativamente melhor do que as ligações borradas a que estamos acostumados.

Via: TheVerge

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.