O Google parece estar bloqueando atualizações de sideload para seus aplicativos “Câmera” e “Gravador”

Com o lançamento do Pixel 5, vieram novas versões da Câmera do Google e do Gravador do Google. No entanto, quando muitos usuários de dispositivos Pixel mais antigos tentaram fazer o sideload das atualizações, eles encontraram um erro. O Google parece estar bloqueando atualizações de sideload para seus aplicativos “Câmera” e “Gravador”.

O que mais deixa dúvidas, é que, estranhamente, nem todo mundo teve problemas com a instalação das atualizações. Alguns foram capazes de instalá-los perfeitamente, enquanto outros tiveram que redefinir os padrões de fábrica para que pudessem instalar as novas versões.

O Google estaria bloqueando atualizações de sideload para seus aplicativos “Câmera” e “Gravador”?

Como o problema foi bem aleatório, muitos o atribuíram a um bug. No entanto, o pessoal do XDA Developers, acreditam não se tratar de um bug, mas sim do uso do Google de uma nova API no Android 11 para bloquear atualizações de sideload.

Se você tentar fazer o sideload do Google Câmera 8.0 ou posterior ou do Google Gravador 2.0 ou posterior em um dispositivo Pixel com Android 11, verá uma mensagem de erro informando que a verificação não foi bem-sucedida.

Mesmo se você tentar fazer o sideload do APK usando um comando shell, não obterá um motivo mais específico para a falha de instalação. O código de retorno da instalação que você receberá é “INSTALL_FAILED_VERIFICATION_FAILURE”, que infelizmente não informa por que a verificação não foi bem-sucedida. 

O que diz o Google?

O Google não comentou publicamente sobre o uso dessas APIs e não respondeu quando foi contactado para comentar, pelo pessoal do XDA. No entanto, há teorias sobre por que eles estão bloqueando atualizações carregadas de sideload.

Ainda segundo o XDA, eles podem estar protegendo as pessoas de instalar a versão errada do aplicativo em seus dispositivos. O Google oferece versões específicas de seus aplicativos para dispositivos Pixel específicos.

Por exemplo, várias versões do aplicativo Serviços de Personalização de Dispositivos podem ser encontradas online. Mesmo que eles sejam todos instaláveis ??em dispositivos Pixel, foi possível em um ponto perder o recurso Live Captions no Pixel 4 baixando uma versão construída para um dispositivo Pixel mais antigo. Outro motivo poderia ser “melhorar a rastreabilidade de aplicativos em relação à distribuição não autorizada”, conforme explicado pelo Google na classe SourceStampVerifier.

Até agora, apenas alguns dos aplicativos do Google que usam o formato de pacote de aplicativos estão bloqueando instalações que não são da Play Store, mas não sabemos se a empresa estenderá esse comportamento para seus outros aplicativos.

Com informações de: XDA Developers

Artigos recentes

Artigos relacionados