in

O KDE Connect avança e integração com Android já é uma realidade

Controlar computadores remotamente sempre foi um padrão, mas controlar o smartphone com Android a partir de uma aplicação KDE agora é uma realidade.

O KDE Connect já vem ganhando espaço no mundo GNU/Linux a muito tempo, entre alguns acertos e erros, polimentos e ajustes, o KDE Connect já é uma realidade usável. Agora é possível integrar o seu computador ao seu dispositivo móvel, tudo o que você precisa fazer é instalar o KDE Connect no seu smartphone com Android e ter todas as facilidades. Fizemos um artigo, que mostra como instalar o KDE Connect no Ubuntu usando PPA.

O KDE Connect oferece diversas funcionalidades para integrar seu celular e computador:

  • Compartilhar arquivos e URLs com o KDE a partir de qualquer aplicativo, sem fios.
  • Emulação do touchpad: Use a tela do seu celular como touchpad do seu computador*.
  • Sincronização das notificações (4.3+): Leia as notificações do seu Android na sua área de trabalho.
  • Área de transferência compartilhada: Copie e cole entre seu celular e computador.
  • Controle remoto multimídia: Use seu celular como controle remoto para reprodutores multimídia do Linux.
  • Conexão WiFi: Sem necessidade de fios USB ou Bluetooth.
  • Criptografia RSA: Suas informações ficam seguras.

Lembre-se de que é necessário instalar o KDE Connect no seu computador para este aplicativo funcionar e também manter a versão do computador atualizada com a versão do aparelho Android, para que as últimas funcionalidades funcionem. Neste lançamento, agora é possível fazer o controle como o da reprodução de mídias do seu Android através do sistema de notificações do seu smartphone ou tablet. Agora é possível controlar o computador ou o computador controlar o seu Android, e você pode até mesmo reproduzir os álbuns disponíveis em ambos dispositivos, inclusive na versão do KDE Connect 1.8 até a capa do álbum já pode ser sincronizada.

Este aplicativo é integrante de um projeto de código aberto. Visite a página Web para obter o código-fonte. No momento da escrita deste post, a versão mais recente é a 1.8.

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.