O Município de Tirana, na Albânia, migra para o LibreOffice!

Por Emanuel Negromonte 2 minutos de leitura

A The Document Foundation anunciou ontem em seu blog, que o município de Tirana, o maior da Albânia deu início a migração para o LibreOffice, o que indica um grande passo para o mundo do código aberto e padrões abertos. Ao mesmo tempo, a cidade de Tirana permanece seguindo em frente com a adoção não só do LibreOffice, mas do Nexcloud que já esta em andamento.

A migração que esta sendo feita em torno do LibreOffice é guiada pelo Departamento de TIC, que atualmente esta seguindo um fluxo que visa o uso de softwares de código aberto, bem como, de software livre. Ermir Puka é chefe do departamento de TIC, e segundo ele, mesmo com toda a resistência a essa mudança, os padrões de documentos aberto e essa entrada no mundo livre e de código aberto, já é um norte sobre os rumos que a TI da cidade pode tomar.

A migração inicialmente havia começado tão somente no RH, onde todo o trabalho é basicamente a produção de documentos, o que causou o agrupamento de esforço para contornar quais impedimento a migração para o LibreOffice.

Até o momento, a equipe de TIC já migraram quase todos os 1.000 desktops do município. E assim, para que tudo ocorra bem, os manuais do LibreOffice Writer e do Calc, foram traduzidos para o albanês. E não parou por aí, a equipe de TI também esta trabalhando em cursos online para que sejam visualizados através do Moodle, que é uma plataforma muito conhecida aqui no Brasil, e que já é usada pelo município. Por hora, a comunidade local em torno do código aberto permanece assistindo essa migração. Para mais informações, recomendamos ler o anúncio realizado pela The Document Foundation sobre o assunto.

[button href=”https://blog.documentfoundation.org/blog/2018/11/22/municipality-of-tirana/” type=”btn-success” size=”btn-lg”]Anúncio Oficial – TDF[/button]

Share This Article
Sair da versão mobile