Google e Ubisoft apresentam o Agones, um servidor aberto para jogos

Google e Ubisoft anunciaram uma parceria para criar uma ferramenta Open Source para que desenvolvedores possam  trabalhar seus jogos no suporte a multijogadores online. O nome do projeto é Agones. Ele se concentra em servidores de hospedagem para os jogos que podem ser personalizados para as necessidades dos desenvolvedores. O projeto Agones é desenvolvido pela Google em parceria com a Ubisoft.

Kubernetes emergiu como o padrão comum de código aberto

Os jogos que suportam multiplayer on-line estão cada vez mais procurados. Na verdade, os jogos que permitem apenas um player vêm perdendo espaço para outros como como Call of Duty, Battlefield e Counter Strike.

A maioria dos jogos para múltiplos jogadores on-line fazem com que os jogadores se conectem a um serviço que os agrupa com base no critério de nível de habilidade. Este serviço fornece instruções para um gestor de servidor de jogos. É usado um servidor dedicado dentro de um cluster de máquinas para que os jogadores possam se conectar.

O que o projeto Agones pretende fazer?

Basicamente, o que se procura é substituir os clusters “tradicionais” por outros criados no Kubernetes, a conhecida solução de contêineres do Google. O Kubernetes é um sistema de código aberto para automatizar implantação, dimensionamento e gerenciamento de aplicativos.

O objetivo da Agones é simplificar as operações de multiplayer online usando Kubernetes, permitindo a execução de todos os componentes dos itens em um lugar e uma plataforma. Google entra com o gerenciamento de contas, inventário, mercados e serviços adicionais que podem ser encontrados nos jogos.

Outra vantagem proporcionada pelo Agones é a capacidade de usar a estrutura que entenderem mais conveniente. Seja em suas próprias máquinas, ambientes de nuvem híbrida ou compartilhada por um grupo.

Ubisoft é uma empresa com grande credibilidade no mundo dos jogos.

No anúncio oficial do Google você também pode ver alguma documentação sobre como Agones está sendo desenvolvido.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile