in

O que é a tecnologia IPS?

No mundo dos monitores ou dos televisores, é muito comum encontrar na descrição do modelo o termo IPS, no entanto, poucas pessoas procuram descobrir do que se trata ou preferem ficar com explicação do vendedor. Pensando nisso criamos este artigo, onde vamos explicar o que é a tecnologia IPS presente no mundo das telas LED e LCD.

Quando vamos comprar um monitor, uma TV ou qualquer tela, precisamos observar vários fatores. Geralmente as pessoas vão logo ver o tamanho, depois se é LED ou LCD e por último vão analisar qualidade de imagem, som ou consumo de energia. E como sempre, a tecnologia IPS acaba passando batido aos olhos do consumidor, hoje vamos desmistificar isso.

O que é a tecnologia IPS

A tecnologia IPS na verdade quer dizer (In-plane switching), que na verdade é uma variante do mundo do LCD, um avançado dentre as mais variadas tecnologias das telas, e que vem chegando no Brasil aos poucos e ganhando corpo.

Quando um monitor ou televisão tem a tecnologia IPS, isso quer dizer que o sistema vai conseguir chegar a taxas de atualização de até 240Hz. O segredo disso são os cristais líquidos que são alinhados horizontalmente ao contrário do modo tradicional que é vertical.

As telas tradicionais que compramos possuem um taxa de atualização de 60 ou 75Hz, claro, isso pode mudar com o passar dos anos. O maior benefício disso é que o ângulo de visão aumenta de 160º das tradicionais LCDs para incríveis 178º, trocando em miudos, quem não estiver de frente para o monitor ou televisão com IPS, vai conseguir assistir normalmente mesmo estando de lado.

Presença da tecnologia IPS

Você vai encontrar a tecnologia IPS em TVs de 17″ e no máximo 52″, já os monitores o número é um pouco menor, ficam entre 20″ e 30″. E não pense que a tecnologia é novinha, ou pode até ser dependendo do ponto de vista. A verdade é que a tecnologia IPS já completou seus 23 anos de criação agora em 2019. O berço do seu nascimento foi em 1996 pela Hitachi, cujo foco é melhor o campo de visão e as cores, como já abordamos neste artigo.

Por hora, preste atenção nos detalhes quando for comprar a sua TV ou monitor, e se puder, escolha algum com a tecnologia IPS, você não vai se arrepender, aos poucos, as telas à venda no Brasil, devem ser lançadas com a tecnologia. Espero que você tenha compreendido, agora você já sabe o que é a tecnologia IPS.