SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

O que é HPLIP, OpenPrinting e o CUPS? Saiba o que é e a que se destina cada um!

Será que você sabe o que é cada uma deles?

 O HPLIP (HP Linux Imaging & Printing) é uma solução desenvolvida pela HP para impressão, digitalização e fax com impressoras jato de tinta e laser HP para Linux. O projeto HPLIP oferece impressão, digitalização e fax para mais de 2.576 modelos de impressoras, incluindo Deskjet, Officejet, Photosmart, PSC (Impressão Digitalização Cópia), Business Inkjet, LaserJet, Edgeline MFP e LaserJet MFP.
Nota: Nem todos os modelos são suportados atualmente. Veja dispositivos suportados para mais informações.
HPLIP é distribuído sob a licença MIT, BSD e GPL. A HP não fornece ao consumidor suporte comercial para este software. O Projeto HPLIP mantém uma página do projeto no SourceForge, Inc.
A iniciativa OpenPrinting é mantida pela Linux Foundation na qual oferece assistência geral de impressão Linux e serviços para os usuários, distribuições, desenvolvedores e fabricantes de impressoras. A iniciativa também coordena o desenvolvimento da infra-estrutura de impressão em Linux, organiza conferências e reuniões para os desenvolvedores, e oferece um site com fóruns de discussão abertos e documentação. Ele fornece acesso a arquivos e drivers PPD e instalação automática por ferramentas de configuração da impressora. A HP é um patrocinador da iniciativa OpenPrinting. OpenPrinting é mantida através dos esforços generosos de Till Kamppeter da Linux Foundation.
Informações sobre CUPS (Common UNIX Printing System) está disponível no cups.org. Este site também contém fóruns e outros recursos de suporte para impressão em linux. O projeto CUPS e site do CUPS são de propriedade da Apple.
HPLIP é escrito usando Python, linguagem de programação orientada a objeto dinâmica que pode ser usada para muitos tipos de desenvolvimento de software. Ele oferece suporte para a integração com outras linguagens e ferramentas. Vem com extensas bibliotecas padrão, e pode ser aprendida em poucos dias. Muitos programadores Python já relataram ganhos de produtividade com a linguagem na qual estimula o desenvolvimento de maior qualidade e código mais sustentável.

O site HPLIP é criado usando rest2web, ferramenta simples que lhe permite construir o seu site a partir de um único modelo (ou quantos você quiser), e manter o conteúdo em texto reestruturado. O rest2web pertence a Voidspace.Se se você for comprar uma impressora, recomendamos a CreativeCopias, uma das poucas empresas que reconhecem o potencial do projeto e do Linux, inclusive na empresa é possível saber se a impressora a ser adquirida é compatível ou não com o nosso pinguim, a informação esta disponível no site deles ou pelos telefones no site.

Comentários