in

O que é o armazenamento UFS 3.0 e por que você deveria se importar?

O UFS (Universal Flash Storage) surgiu como o padrão de memória flash preferido para telefones de última geração nos últimos anos.

Imagem: Alexas_Fotos | Pixabay.

O UFS 3.0 é a mais recente versão do Universal Flash Storage, um padrão de armazenamento projetado para smartphones e câmeras digitais. O UFS oferece velocidades de leitura e gravação significativamente mais rápidas que o eMMC (MultiMediaCard incorporado), mantendo os mesmos valores de consumo de energia. Pense nele como um SSD móvel para o seu telefone.

O armazenamento UFS oferece velocidades semelhantes a um SSD em smartphones

O UFS (Universal Flash Storage) surgiu como o padrão de memória flash preferido para telefones de última geração nos últimos anos. O eMMC (MultiMediaCard incorporado) ainda é o padrão de memória mais proeminente, mas o UFS oferece largura de banda significativamente maior enquanto consome a mesma quantidade de energia.

O UFS foi projetado principalmente para fornecer velocidades semelhantes a um SSD em dispositivos móveis. Os módulos UFS de primeira geração oferecem tempos de cópia de arquivo três vezes mais rápidos, além de grandes melhorias na multitarefa em relação aos módulos eMMC. O UFS pode fazer isso por ser um padrão full-duplex, o que significa que pode ler e gravar dados simultaneamente. Por outro lado, o eMMC pode apenas ler ou gravar dados de uma vez.

Dessa maneira, aqui está uma rápida ilustração para lhe dar uma ideia da rapidez com que o padrão evoluiu em apenas alguns anos.

Imagem: Reprodução | Android Central.

Ganhos consideráveis no desempenho

O UFS 3.0 apresenta ganhos consideráveis no desempenho em relação ao UFS 2.1, com o padrão agora oferecendo leituras sequenciais de 2.100 MB/s e gravações de 410 MB/s. E quando você opta pelo eMMC 5.1, há um aumento de 6x na leitura aleatória e um aumento de 8,5x nas leituras sequenciais. O UFS conta com um sistema de pista dupla, em que existem dois canais para leitura e dois para gravação de dados.

Por fim, saiba que ele é mais do que adequado para tudo, desde a reprodução contínua de vídeo 4K até jogos intensivos. Teoricamente, você nem notará a diferença entre um telefone executando o UFS 2.1 e outro usando o UFS 3.0. Com leituras sequenciais de mais de 2 Gbps, o módulo de armazenamento não será o gargalo em breve e, neste momento, o UFS 3.0 é simplesmente uma maneira de proteger seu dispositivo e preparar o caminho para a gravação de vídeo em 8K.

Fonte: Android Central