in

O que é RAM Timing e por que isso importa?

Saiba mais sobre as especificações e velocidades de memória RAM.

O que é RAM Timing e por que isso importa?
Imagem reprodução: WePC

A memória RAM é um componente central do computador, mas não falamos muito sobre isso. Se ele não possui um design de difusor de calor por radiação e acessórios RGB, a RAM raramente recebe um dia de sol. No entanto, vamos conferir o que é RAM timing e algumas outras especificações.

A CPU define a condição em que o restante de sua compilação opera, mas você pode obter um pouco mais de velocidade do seu PC com RAM mais rápida.

A velocidade do clock e o timing, ou latência, determinam a velocidade da sua RAM.

Como encontrar a velocidade do clock da sua RAM

O que é RAM Timing e por que isso importa?
Imagem reprodução: TechAdvisor

A velocidade da sua RAM pode ser encontrada na caixa ou no módulo através de software como o hardinfo ou no BIOS/UEFI. O nome completo do seu módulo de RAM será algo como o seguinte:

DDR4 3200 (PC4 25600)

O DDR4 descreve a geração de DDR com a qual o chip é compatível. O mesmo número (2, 3 ou 4) aparece no número do PC, descrevendo a mesma coisa.

Diz-se frequentemente que o primeiro número de quatro dígitos, 3200 no nosso exemplo, mostra a velocidade do clock da RAM em megahertz.

Na verdade, esse número relata a taxa de dados, medida em megatransfers por segundo, ou 10 elevado a sexta potência de operações de transferência de dados por segundo.

Na RAM DDR, a velocidade real do clock é metade da taxa de dados – 1600 MHz, no nosso exemplo, embora mesmo isso seja aumentado a partir da velocidade do clock interno da RAM de 400 MHz através de bits de pré-busca multiplicativos.

Mas como o DDR transfere dados duas vezes por marca do clock, pode-se dizer que a velocidade efetiva do clock é o dobro da velocidade real do mesmo.

Como resultado, a taxa de dados é efetiva igual à velocidade aparente do clock da RAM em MHz.

O número do PC, 25600 em nosso exemplo, mostra a taxa de transferência medida em megabytes por segundo (MB/s).

Multiplicando a taxa de dados (em megatransfers) pela largura do barramento de E/S (64 bits em todas as placas-mãe modernas), podemos determinar a taxa de transferência máxima possível:

3200 megatransfers per second x 64 bits per transfer/8 bits per byte = 25600 MB/s

Cada número informa independentemente da rapidez com que a RAM é, mas ambos os números fornecem a mesma informação, apenas de formas diferentes.

O que é RAM Timing?

Os timings são outra maneira de medir a velocidade da RAM. Os tempos medem a latência entre várias operações comuns em um chip de RAM.

Latência é o atraso entre as operações. Pode ser considerado como “tempo de espera”.

Os tempos mínimos são definidos por especificação, para que você possa ler uma tabela dos timings de RAM mais rápidos possíveis para cada especificação de DDR.

Medimos o timing de RAM em ciclos de clock. Os varejistas listam os timings como quatro números separados por hifens, como 16-18-18-38. Números menores são mais rápidos.

A ordem dos números indica o significado deles:

Primeiro número: Latência CAS (CL)

O tempo que leva para a memória responder à CPU é a latência CAS (CL), mas CL não pode ser considerado isoladamente.

Essa fórmula converte o tempo de CL em nanossegundos, com base na taxa de transferência da RAM:

(CL / taxa de transferência) x 2000

Como resultado, a RAM mais lenta pode realmente ter menor latência real se tiver um CL mais curto.

Segundo número: T RCD

Os módulos de RAM usam um design baseado em grade para endereçamento. A interseção de linhas e números de colunas indica um endereço de memória específico.

O atraso do endereço da linha para o endereço da coluna (T RCD) mede a latência mínima entre inserir uma nova linha na memória e começar a acessar as colunas nela.

Você pode pensar nisso como o tempo que a RAM leva para “chegar” ao endereço.

O tempo necessário para receber o primeiro bit de uma linha anteriormente inativa é T RCD + CL.

Terceiro número: T RP

Tempo de pré-carga de linha (T RP) mede a latência envolvida na abertura de uma nova linha na memória.

Tecnicamente, ele mede a latência entre emitir o comando de pré-carga para ocultar (ou fechar) uma linha e um comando de ativação para abrir uma linha diferente.

Geralmente é idêntico ao segundo número. Os mesmos fatores afetam a latência de ambas as operações.

Quarto Número: T RAS

Tempo ativo da linha (T RAS) mede a quantidade mínima de ciclos em que uma linha deve permanecer aberta para gravar dados corretamente.

Tecnicamente, ele mede a latência entre um comando de ativação em uma linha e emite o comando de pré-carga nessa mesma linha ou o tempo mínimo entre abrir e fechar a linha.

Para módulos SDRAM, T RCD + CL calcula T RAS.

Conclusão

O que é RAM Timing e por que isso importa?

Essas latências limitam a velocidade da sua RAM, mas as especificações de RAM estabelecem o limite, não a física.

O controlador de memória que gerencia sua RAM impõe esses tempos, o que significa que eles podem ser ajustados (se a placa-mãe permitir).

Você pode obter desempenho da sua RAM com overclock e apertando os timings em alguns ciclos.

O overclocking de RAM é a mais temperamental das técnicas de overclocking de hardware, exigindo mais congelamentos e experimentação.

Porém, a RAM mais rápida reduz o tempo de processamento de cargas de trabalho associadas à RAM, melhorando a velocidade de renderização e a capacidade de resposta da máquina virtual.

Fonte: MakeTechEasier

Escrito por Fabiano Rodrigues

Usuário de Linux desde o Kurumin; servidor público, tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, amante de software livre e de código aberto; apaixonado por jogos, louco por rock e heavy metal, filmes e seriados.

Alerta! Mais de 20 apps Android estão com malware, verifique se você tem algum destes!

Alerta! Mais de 20 apps Android estão com malware, verifique se você tem algum destes!

Fedora 32 deve mudar Firewalld de Iptables para Nftables

Fedora 32 deve mudar Firewalld de Iptables para Nftables