in

O que esperar do KDE Plasma em 2020?

O principal desenvolvedor do KDE fslou sobre o assunto.

O que esperar do KDE Plasma em 2020?

O desenvolvedor do KDE, Nate Graham, que é conhecido por seus resumos semanais de desenvolvimento no espaço KDE, compartilhou suas opiniões sobre os recursos da área de trabalho que ele espera que se materializem este ano, bem como alguns dos bits menos prováveis.

Nate Graham espera que o KDE este ano lide melhor com as montagens FUSE para acessar locais remotos em aplicativos que não são do KDE, melhor tratamento de escalonamento de privilégios no KIO e Dolphin, descoberta aprimorada de compartilhamento de Samba no Dolphin e rotação automática para tablets e conversíveis e outros dispositivos com display sensores de rotação. O FUSE é montado para melhor suporte ao acesso a locais remotos em aplicativos que não são do KDE.

Alguns dos itens de ação “prováveis” do KDE para 2020 incluem a implementação de mais alterações no design visual dos aplicativos Breeze e KDE e melhores papéis de parede. Embora os itens menos prováveis de serem concluídos este ano sejam fatores de dimensionamento por tela no X11, rolagem inercial para aplicativos de plasma / QML e controles de energia / sessão na tela de bloqueio.

Leia mais no blog de Nate.

Ontem, resumi alguns dos meus novos recursos favoritos , grandes e pequenos, adicionados ao catálogo de software do KDE em 2019. Hoje, gostaria de falar sobre os principais recursos e melhorias que espero para 2020. Observe que este não é um documento oficial de planejamento , é exatamente o que eu espero que aconteça e planejo pressionar e ajudar a implementar.

O que há de concreto?

Segundo Nate, esses recursos são praticamente garantidos, pois estão quase totalmente prontos. Uma quantidade realmente enorme de trabalho já foi realizada e, neste momento, são necessários apenas mais alguns bits antes de executá-lo formalmente:

  1. KIO :: Suporte aberto no próprio KIO-FUSE
  2. Suporte ao truncamento de arquivos no KIO para oferecer suporte à verdadeira leitura de acesso aleatório
  3. Adoção deste suporte de truncamento de arquivos para os protocolos Samba e SFTP
  4. On-the-fly tradução de URLs de rede em caminhos FUSE para assegurar sem costura de montagem de recursos de rede acedidos

Quando os patches para essas melhorias chegarem, teremos paridade total de recursos com o sistema GVFS baseado em FUSE que o GNOME usa e o sistema baseado em montagem no macOS! Os patches estão em andamento e espero que eles cheguem nos próximos dois ou três meses.

Escalonamento de privilégios no KIO e no Dolphin

De acordo com Nate, resta apenas um único patch antes de ativá-lo formalmente! Quando isso acontecer, você finalmente poderá criar, mover, renomear etc. arquivos de propriedade do root no Dolphin sem precisar executar o Dolphin como root ou usar uma extensão hacky.

Melhor descoberta de compartilhamento de Samba no Dolphin

Temos um patch que implementa o protocolo WS-DISCOVERY no Dolphin, permitindo que ele encontre compartilhamentos do Windows Samba na sua rede local, que atualmente são invisíveis. Este tem sido um problema de longa data, mas agora está finalmente sendo corrigido! Espero que este patch seja lançado nos próximos meses, a tempo do lançamento do Dolphin 20.04.

Rotação automática para tablets, conversíveis e outro hardware com sensores de rotação

Existe um conjunto de patches absolutamente enorme que implementa esse recurso tão esperado. Mais da metade dos patches já chegaram, então o resto não fica muito para trás. Tenho minhas dúvidas de que isso chegue ao Plasma 5.18, mas 5.19 é quase certo.

Provável

Esses recursos são prováveis, mas não garantidos:

Implemente mais alterações de design visual propostas nos aplicativos Breeze style e KDE

VDE do KDE agora tem um plano exaustivo e conjuntos de modelos de como gostaríamos de desenvolver os aplicativos Breeze, Plasma e KDE em um futuro próximo: https://phabricator.kde.org/T10891 . Confira o gráfico de dependência! aqui estão alguns exemplos:

 

Melhores papéis de parede no repositório de papéis de parede extras

Muitos dos papéis de parede no repositório plasma-workspace-wallpapers (que é opcional, mas instalado por padrão em muitas distribuições do KDE, incluindo Neon, Kubuntu e Manjaro), são um pouco demorados. Felizmente, temos um patch na fila e pronto para uso que os substituirá por papéis de parede modernos e bonitos em 4K. Infelizmente, esse patch é bloqueado pela falta de um cache de papel de parede, o que significa que, se substituirmos um papel de parede que alguém está usando no momento, eles verão uma tela preta após a atualização. 

Portanto, estas são algumas das novidades do KDE Plasma para 2020. É ver para crer.

 

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Linux 5.6-rc6 lançado

Kernel Linux entra em 2020 com 27,8 milhões de linhas no Git

Conheça os 4 melhores sistemas operacionais para Raspberry Pi para desenvolver projetos de IoT

Conheça os 4 melhores sistemas operacionais para Raspberry Pi para desenvolver projetos de IoT