O que esperar do novo Linux Kernel 6.7

O Linux Kernel 6.7 está chegando e promete trazer uma série de novidades e melhorias significativas. Aqui está tudo o que sabemos até agora sobre o que esperar desta próxima versão do kernel.

Suporte de hardware

Um dos destaques do Linux 6.7 é o suporte aprimorado para hardware. O suporte para gráficos Intel Meteor Lake agora é considerado estável, o que é uma grande notícia, pois os CPUs Meteor Lake começarão a ser enviados em breve. Além disso, o suporte ao driver do adaptador Intel La Jolla Cove também foi adicionado.

A AMD também tem trabalhado duro para habilitar o suporte para novas GPUs e hardware de atualização GFX11.5 / RDNA3. Além disso, a funcionalidade de inicialização contínua está sendo habilitada em mais hardware da AMD.

Melhorias no sistema de arquivos

O sistema de arquivos Btrfs está adicionando novas funcionalidades, impulsionadas pelo Valve’s Steam Deck. Além disso, o Bcachefs, um sistema de arquivos de cópia em gravação com várias camadas, pode finalmente ser incorporado.

Outras mudanças notáveis

Outras mudanças notáveis incluem a remoção do suporte Itanium IA-64 e a facilitação do desligamento do suporte para programas de espaço do usuário x86 32 bits no momento da inicialização. Além disso, o driver de acelerador Habana Labs da Intel concluiu a adaptação ao subsistema de aceleração.

O suporte ao driver de som HDMI da Intel está sendo preparado para compatibilidade com o próximo driver de gráficos de kernel Xe DRM. Além disso, o driver Ethernet QLGE 10Gb da QLogic será removido do kernel por não estar mais sendo mantido.

Segurança e desempenho

As atualizações de segurança para o Linux 6.7 trazem um novo perfil de configuração de endurecimento para ajudar na construção de um kernel endurecido com alguns padrões sensatos. Além disso, o manuseio da mitigação do IBRS da Intel foi atualizado para ajudar ligeiramente com o desempenho.

Conclusão

O Linux Kernel 6.7 promete ser uma atualização significativa com muitas melhorias e novos recursos. Fique atento para mais cobertura e benchmarks do kernel Linux 6.7.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile