in

O que são contêineres do Firefox e por que todos os navegadores precisam deles

O complemento Multi-Account Containers agora também suporta sincronização.

O que são contêineres do Firefox e por que todos os navegadores precisam deles

Os fabricantes de navegadores estão trabalhando duro para criar novos recursos de privacidade que protegem os usuários quando navegam na Web. Até esse momento, a Mozilla parece ter os recursos mais promissores e eficientes quando se trata de tais recursos agrupados em navegadores. Saiba o que são contêineres do Firefox e por que todos os navegadores precisam deles.

A Mozilla lançou o chamado complemento Multi-Account Containers, que tecnicamente permite que o Firefox separe a navegação na Web em containers, onde os usuários se conectam a várias contas on-line.

Em poucas palavras, o objetivo desse recurso é permitir uma melhor separação de contas on-line, tecnicamente impedindo os sites de lerem os dados uns dos outros. Cada contêiner vem com seu próprio armazenamento e cookies e, mais importante, esse conteúdo pode ser lido apenas pelo site carregado nesse contêiner.

Basicamente, o que acontece em um contêiner permanece nesse contêiner. Portanto, você pode considerá-lo um jardim murado que protege os dados da sua conta de serem lidos por outro site que não o que você está navegando.

O que são contêineres do Firefox e por que todos os navegadores precisam deles

O Mozilla agrupa contêineres em várias categorias, como pessoal, compras, serviços bancários e trabalho. Assim, cada um é marcado com uma tag e cor diferentes que podem ser observadas na barra de endereço sempre que uma guia específica estiver sendo executada em um contêiner dedicado.

Por exemplo, permite que eles configurem seus sites de compras para sempre abrirem em um contêiner de compras. Isso mantém os dados de rastreamento de publicidade desses sites separados do container de trabalho do usuário. Os usuários também podem usar Containers para áreas separadas de suas vidas, como trabalho e e-mail pessoal. O usuário pode separar as contas de e-mail do mesmo provedor, para que não precisem fazer login e logout em cada conta, explica a Mozilla.

O que são contêineres do Firefox e por que todos os navegadores precisam deles

Precisa de extensão

O importante é saber que os contêineres ainda não foram inseridos no Firefox e é necessário instalar um complemento para habilitá-los. A Mozilla ainda não compartilhou planos de agrupar esta extensão com o navegador, mas isso provavelmente é apenas uma questão de tempo, pois o complemento é mais como uma GUI para acessar recursos que já estão implementados no Firefox.

Depois de instalar a extensão, um novo ícone é adicionado à barra de ferramentas. Clicar neste ícone permite criar um novo contêiner, que é aberto em uma guia separada na interface do usuário do Firefox. Você notará que a guia usa uma cor diferente de acordo com o tipo de contêiner que é executado (contêineres na categoria Pessoal, por exemplo, use um símbolo azul).

Além disso, você pode configurar novas guias para abrir em contêineres de uma categoria específica, mas também editar cada grupo predefinido de contêineres para personalizar as cores e os ícones que você vê na barra de endereço.

A Mozilla também adicionou novas opções no menu de contexto do Firefox, para que você possa clicar com o botão direito do mouse em um link para abri-lo em um novo contêiner de uma determinada categoria.

Contêineres Mozilla Firefox

Tipos de contêineres

Além das óbvias melhorias na privacidade, essa extensão também permite que você faça login no mesmo site com duas contas diferentes. Por exemplo, se você usar diferentes contas do Google para o trabalho e para coisas pessoais, poderá fazer login com as duas em separado containers.

O Firefox também vem com um contêiner do Facebook dedicado, voltado especificamente para a rede social. Após instalar as duas extensões no navegador, a Mozilla diz que você deve prestar atenção na maneira como as usa.

Não use o contêiner de várias contas para atribuir o facebook.com a um contêiner e tente instalar o contêiner do Facebook. Se você é usuário de contêineres com várias contas e deseja usar os complementos, desassocie facebook.com, messenger.com e instagram.com primeiro. Assim, só depois instale o Facebook Container, diz a Mozilla.

A partir deste mês, o complemento Firefox Multi-Account Containers também oferece suporte à sincronização. Então, a configuração do contêiner e as atribuições do site podem percorrer dispositivos quando você estiver conectado a uma conta do Firefox.

Fonte: Softpedia

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Mobile World Congress 2020 foi cancelado

Mobile World Congress 2020 foi cancelado

Google lança GameSnacks com jogos de navegador para smartphones

Google lança GameSnacks com jogos de navegador para smartphones