SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

O que são Sistemas Embarcados?

Sistemas embarcados são sistemas processados de hardware de baixo custo e limitado para realizar uma única tarefa, sendo necessário total reprogramação de para uma nova tarefa. Essa seria a explicação da Wikipédia  para sistemas embarcados, mais na prática, um sistema embarcado na realidade é um apanhado de hardware reduzido para realizar tarefas que não dependem de um grande poder de processamento.
Diferentemente de um computador pessoal que executa diversas tarefas, a limitada configuração de hardware de um sistema embarcado permite-lhe fazer tarefas simples, rodando sistemas monousuário para realizar tarefas administrativas como por exemplo: um mini servidor de dados.
Outros exemplos comuns são os Smartphone, toda tecnologia empregada em sua estrutura pode ser considerada um sistema embarcado, pois o seu diminuto hardware cuida de funções básicas de um telefone e de uma interface com rotinas programadas para o uso de funções diversas e assim também os tablets podem ser considerados um sistema embarcado.

Arduíno

Já o Arduíno é um sistema de placa única com uma interface programável de entrada e saída, o que é chamado de hardware livre. O Arduíno tem uma interface programável para diversas finalidades desde a construção de sistemas autônomos e até extensões para um sistema embarcado, dai o motivo para que muitos confundam e até pensem que os dois são a mesma coisa.
Pode ser utilizado em sistemas interativos como automação de residencias, controle de iluminação e até controle de ambientes climatizados. Quando configurados para tais tarefas podem ou não estarem ligados a um computador hospedeiro que guarda sua programação para questões mais complexas, mais no geral as placas de Arduíno tem uma interface de memoria ROM (EEPROM), uma porta USB e um controlador de entrada e saída.
Ambas as tecnologias podem ser utilizadas ao mesmo tempo, mais o importante é que não as confundam, pois são sistemas diferentes e ambos tem suas particularidades.

Comentários