in

O Reino Unido não bloqueará a tecnologia Huawei de suas redes 5G

Porém, não se sabe o impacto que isso terá nas relações com os EUA.

Procurador-geral diz que EUA e aliados devem investir em concorrentes da Huawei

O Reino Unido confirmou que fornecedores de “alto risco”, como a Huawei, poderão ajudar a construir a rede 5G do país, mas não partes “essenciais” dela. A decisão segue meses de especulação e consulta sobre a inclusão da Huawei no desenvolvimento de redes com capacidade 5G e gigabit. Isso é devido a preocupações de que a empresa chinesa possa espionar alvos do Reino Unido.

O Reino Unido não bloqueará a tecnologia Huawei de suas redes 5G

A Huawei não foi mencionada explicitamente no relatório, que focava no potencial de exploração de sistemas de fornecedores de alto risco. De fato, o governo do Reino Unido sustentou que não deseja remover completamente essas empresas (das quais a Huawei é apenas uma), mas toma medidas para mitigar a maneira como seus sistemas podem ser comprometidos.

O Reino Unido não bloqueará a tecnologia Huawei de suas redes 5G
Boris Johnson e Donald Trump. Imagem: Reprodução | Fudzilla.

Como tal, os ministros concordaram que são necessárias salvaguardas adicionais para excluir todas as empresas de “alto risco” das partes principais da rede de telecomunicações consideradas críticas para a segurança. O relatório aconselha que essas empresas sejam excluídas de redes relacionadas à segurança e localizações geográficas sensíveis, como instalações nucleares e bases militares. Além disso, diz que elas devem ser limitadas a um máximo de 35% de envolvimento nas redes que conectam dispositivos e equipamentos a antenas de telefonia móvel. Ainda assim, esse número pode ser reduzido à medida que o mercado se diversifica.

O governo diz que quer promover a legislação logo. Porém, não se sabe o impacto que ela terá nas relações com os EUA. O governo dos EUA vem pressionando seus aliados a abandonar a Huawei de suas ambições 5G devido a temores de vigilância chineses. Além disso, o país alertou publicamente o Reino Unido para proibir o envolvimento da Huawei. Ainda não está claro se as restrições propostas pelo Reino Unido serão suficientes para apaziguar seu aliado transatlântico.

Fonte: Engadget

Escrito por Leonardo Santana

Astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Motorola Edge+ é visto no Geekbench com 12 GB de RAM

Kali Linux 2020.1 disponível para download

Kali Linux 2020.1 disponível para download