O SelfieType da Samsung vai permitir que você digite em um teclado invisível

Imagem: Reprodução | Make Tech Easier.

Quando você pensa em teclados, sua mente provavelmente é instantaneamente levada a pensar nos dispositivos físicos tradicionais baseados em QWERTY que você vê em praticamente todas as casas, empresas e escritórios modernos em todo o mundo. Ou talvez você pense nos teclados digitais baseados em smartphones e tablets com os quais muitos de nós interagem diariamente. De qualquer forma, nenhum desses teclados é suficiente para algumas empresas, e parece que a Samsung é uma delas. Por isso, a Samsung está produzindo o SelfieType, que vai permitir que você digite em um teclado invisível.

Veja como ele vai funcionar neste vídeo do YouTube.

O teclado invisível SelfieType da Samsung

A empresa anunciou que exibirá cinco produtos “inovadores” de seu C-Lab. Um dos produtos é o SelfieType, um software que pode usar a câmera “selfie” frontal de um dispositivo (seja um laptop, smartphone ou tablet) para criar um teclado invisível para os usuários aproveitarem.

Para usar o SelfieType, você inclina a câmera frontal do dispositivo em direção às mãos e começa a digitar. Desde que todos os seus dedos estejam visíveis, o mecanismo de Inteligência Artificial “proprietário” do SelfieType deve poder analisar os movimentos dos dedos e interpretá-los como pressão em teclas válidas.

O software em si parece bastante inovador, mas no mundo real, não ficaríamos surpresos se os usuários tivessem dificuldade em usá-lo. Quase todos os teclados digitais disponíveis oferecem feedback tátil quando um botão é pressionado (geralmente uma vibração rápida combinada com um “clique” audível). Além disso, ao operar o teclado digital comum, os usuários podem ver com precisão qual tecla está pressionando a qualquer momento e é fácil corrigir erros.

Imagem: Reprodução | Tech Spot.

Um teclado diferente

Por necessidade, o SelfieType parece estar jogando tudo isso pela janela. O software não parece ter nenhum feedback físico ou de áudio, nem permite que você olhe para baixo e veja os botões que está digitando.

Esse é um problema que a equipe do SelfieType provavelmente precisará resolver antes de avançar, mas é difícil dizer como eles podem fazer isso. Obviamente, você não pode adicionar feedback tátil ou um teclado holográfico a uma mesa ou bandeja de avião sem ferramentas externas, as quais os desenvolvedores do SelfieType desejam evitar.

Ainda assim, esse é um conceito interessante e, se a equipe do SelfieType puder superar os problemas descritos acima, pode ser um produto atraente. Nem todo mundo quer carregar um teclado Bluetooth físico com eles, e outros podem achar que o tamanho pequeno de um teclado de smartphone ou tablet é excessivamente restritivo.

Se o SelfieType decolar, talvez ele possa resolver esses dois problemas, mas só o tempo dirá.

Fonte: Tech Spot

Share This Article
Follow:
Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.
Sair da versão mobile