O smartphone Librem 5 será lançado com o GNOME 3.32

A notícia foi dada pelo Adrien Plazas, mantenedor do GNOME Games. O GNOME 3.32 esta em desenvolvimento, e será a próxima versão estável do GNOME que já é nosso conhecido, especialmente no mundo de Desktop. Mas, agora é a vez de ver o GNOME em dispositivos móveis, como o Librem 5 da Purism, que ganhou fama por ser o primeiro smartphone a ser lançado com o GNU/Linux. O GNOME 3.32 deve ser lançado em 19 de março de 2019, e de acordo com o Adrien, ele será a interface padrão do Librem 5.

E assim, Adrien faz um convite a toda comunidade de desenvolvedores, especialmente aqueles que desenvolvem para o GNOME e GTK +, para readaptar os seus aplicativos para que funcione de forma tradicional no desktop e ao mesmo tempo no GNOME que será usado no Librem 5.

Estamos no início do cronograma de lançamento do GNOME 3.32 e o Librem 5 será lançado um pouco depois dele, então se você quiser que seus aplicativos funcionem no Librem 5, agora é o melhor momento: use libhandy 0.0.4 ou superior, use GTK + 3.24.1 e superior, serão versões alvos do GNOME 3.32. Escreveu Adrien Plazas em seu Blog.

Alguns aplicativos já foram adaptados para funcionar no Librem 5 com GNOME 3.32, como o GNOME Podcasts, Calls, Chatty e Fractal, já foram adaptados para os novos recursos do libhandy, e muitos outros aplicativos receberão o mesmo tratamento em breve, incluindo GNOME Contacts, GNOME Games, Configurações do GNOME e Geary. A libhandy 0.0.4 chegou por estes dias no Debian Unstable e no repositório AUR do Arch Linux, então quem for desenvolvedor já pode arregaçar as mangas e começar o trabalho.

A Purism, empresa por trás do Librem 5, já disse há algum tempo, que o Librem 5 vai usar uma bifurcação da interface de usuário do GNOME Shell usada para distribuições de desktop Linux adaptadas à tela de 5,5 polegadas do dispositivo, chamada GNOME mobile shell (internamente conhecida como “phosh”). .Confira a postagem no blog de Adrien Plazas para mais detalhes sobre como adaptar seus aplicativos para o Phosh!

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile